Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Vacina de febre amarela deve ser tomada dez dias antes da viagem

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Diante da expansão de casos de febre amarela registrados neste ano no Brasil e das recentes mortes de macacos por causa do vírus em São Paulo, vale relembrar que a vacina para a prevenção da doença é exigida de turistas em 135 países.

A dose deve ser aplicada ao menos dez dias antes do embarque. Na América do Sul, é preciso comprovar a vacinação para entrar na Bolívia, na Colômbia, no Equador, na Guiana, na Guiana Francesa, no Paraguai e no Suriname (veja a lista dos 135 países em viajante.anvisa.gov.br ).

A comprovação deve ser feita por meio do Certificado Internacional de Vacinação, que é gratuito e emitido em postos cadastrados pela Anvisa, somente com a viagem marcada. O documento não vence e deverá ser checado antes do embarque para o destino final. Já a vacina é aplicada gratuitamente em postos públicos sem que seja necessário levar comprovante da viagem. Em clínicas privadas de São Paulo, a dose custa cerca de R$ 200. Desde 2016, a vacina não precisa ser reaplicada a cada dez anos –mesmo que tenha sido tomada antes do ano passado.

Fonte: Folha Online

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress