Os bons resultados no desempenho de sua marca própria motivaram o Grupo Panvel a ampliar o investimento nessa categoria. A rede de farmácias trabalha com a meta de fechar 2023 com 350 lançamentos. As informações são do portal Mercado e Consumo.
Atualmente, os produtos fabricados pelo grupo já representam 6,9% no total de vendas, representatividade que cresceu no segundo trimestre deste ano, motivada pelas comercializações 17,7% maiores no período, em comparação com 2022.
Quando se exclui produtos ligados à pandemia da Covid-19, que impulsionaram as vendas no ano passado, o avanço, principalmente dos produtos de higiene & beleza, se torna ainda mais sensível.
Com um crescimento de 28,7% nas vendas, a participação desses produtos no montante dos comercializados já é 17,7%.
Lançamentos em marca própria focarão em higiene & beleza
De acordo com a Panvel, os lançamentos que ainda chegarão as farmácias estão divididos nas categorias de hidratação e perfumação corporal, higiene bucal infantil e maquiagem.
A decisão é norteada por dados, uma vez que essas categorias apresentaram um crescimento de 20% no período.
“Quebramos o paradigma de que marca própria é apenas marca alternativa e nossos clientes sabem disso”, afirma Julio Mottin Neto, CEO do grupo.
Marca própria ganha peso no varejo farmacêutico
2023 tem sido o ano da expansão das marcas próprias no varejo farmacêutico. Um estudo da Nielsen, encomendado pela Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), explica o porquê dessa tendência.
A pesquisa aponta uma alta de 27,4% do faturamento com produtos dessa categoria no setor latino-americano, contra 3,5% da média global.
Na Panvel, em abril, a margem bruta desses produtos já era de seis pontos percentuais acima da margem bruta da rede como um todo. O portfólio de marca própria da empresa, a época do estudo, somava mil itens.