Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Varejo farmacêutico propõe auxiliar o governo na vacinação

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

vacina

Por meio da Abrafarma e da ABCFARMA, o varejo farmacêutico brasileiro colocou-se à disposição do poder público para garantir a imunização em massa contra a Covid-19.

Grandes redes

A Abrafarma, que representa as 26 maiores empresas do varejo farmacêutico, emitiu uma nota oficial para celebrar a aprovação das vacinas da Fiocruz e do Instituto Butantan pela Anvisa. Mas a entidade aproveitou para renovar a oferta de 4.573 salas de injetáveis em 1 mil cidades brasileiras como canais para atender a população no combate à pandemia.

Esse plano foi entregue ao Ministério da Saúde no fim do ano passado, mas ainda aguarda um posicionamento do governo. “Essa capacidade já instalada pode atender 2.195.000 cidadãos por semana, o que totaliza mais de 100 milhões de doses por ano”, declara o CEO da entidade, Sergio Mena Barreto.

Farmácias independentes

Cerca de 51 mil farmácias independentes também estão prontas para promover a vacinação, por meio da ABCFARMA. A entidade redigiu um ofício nesta segunda-feira, dia 18, no qual reitera a capilaridade do varejo farmacêutico – com 80 mil farmácias e drogarias em todo o território nacional. A associação também reitera que a Lei Federal nº 13.021/14, Resolução ANVISA nº 197/17 e a Resolução CFF nº 654/18 autorizam a realização do serviço nesses estabelecimentos, tal como ocorreu na campanha nacional de vacinação contra a influenza.

Redes médias e associativistas?

Já as redes de médio porte e as associativistas ainda não se movimentaram para oferecer suas farmácias ao poder público. Abrafad e Unifabra, até o momento, não planejaram atuar como canais de vacinação. Já a Febrafar está oferecendo orientações às redes, mas reitera que cada uma delas tem a autonomia para realizar ou não esse serviço.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress