Os números do varejo no Rio Grande do Sul, apresentados pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, surpreenderam positivamente os especialistas. O estado registrou sua quinta alta mensal, apesar dos impactos das enchentes. As informações são do jornal Valor Econômico.
Segundo o levantamento, o varejo restrito, que exclui veículos materiais de construção e atacarejo, registrou um aumento de 1,2% em maio na comparação com abril. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o desempenho foi ainda melhor, com alta de 8,1%.
“É um resultado bastante forte do comércio varejista em 2024, com um acumulado de 5,6% nos cinco primeiros meses, enquanto o ano inteiro de 2023 foi de 1,7%”, afirma Cristiano Santos, responsável pela PMC.
Canal farma ajudou a impulsionar varejo no Rio Grande do Sul
Cinco dos oito principais segmentos do varejo no Rio Grande do Sul registraram avanço no período. E o setor farmacêutico, que engloba também artigos de perfumaria, teve incremento de 0,2%.
Embora haja resultados positivos, Geórgia Veloso, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), pondera ao entender que nem todas as notícias são boas: Para o segundo semestre, o varejo deve apresentar alguns sinais de desaceleração, mas se manter forte, na visão dos analistas.