Tendências e Notícias da Indústria Farmacêutica

Números do varejo no Rio Grande do Sul superam expectativas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

varejo no Rio Grande do Sul
Foto: Freepik

Os números do varejo no Rio Grande do Sul, apresentados pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, surpreenderam positivamente os especialistas. O estado registrou sua quinta alta mensal, apesar dos impactos das enchentes. As informações são do jornal Valor Econômico.

 Segundo o levantamento, o varejo restrito, que exclui veículos materiais de construção e atacarejo, registrou um aumento de 1,2% em maio na comparação com abril. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o desempenho foi ainda melhor, com alta de 8,1%.

“É um resultado bastante forte do comércio varejista em 2024, com um acumulado de 5,6% nos cinco primeiros meses, enquanto o ano inteiro de 2023 foi de 1,7%”, afirma Cristiano Santos, responsável pela PMC.

Canal farma ajudou a impulsionar varejo no Rio Grande do Sul

Cinco dos oito principais segmentos do varejo no Rio Grande do Sul registraram avanço no período. E o setor farmacêutico, que engloba também artigos de perfumaria, teve incremento de 0,2%.

Embora haja resultados positivos, Geórgia Veloso, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), pondera ao entender que nem todas as notícias são boas: Para o segundo semestre, o varejo deve apresentar alguns sinais de desaceleração, mas se manter forte, na visão dos analistas.

Notícias Relacionadas