Variante indiana do coronavírus é confirmada em passageiro

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Um passageiro que desembarcou no último fim de semana em São Paulo de um voo vindo da índia está infectado com a variante indiana do coronavírus. A informação foi confirmada pelo Laboratório Central de Saúde Pública de São Paulo, o Instituto Adolfo Lutz.

O laboratório terminou, nesta quarta-feira (26), o sequenciamento genético da amostra e confirmou a infecção pela variante indiana. O passageiro desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos no sábado (22), mas o homem de 32 anos, mora em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

Em nota, a Anvisa informou que ele embarcou na Índia com destino ao Brasil depois de apresentar um exame RT-PCR negativo, desembarcou em São Paulo sem apresentar sintomas, assinou o termo de controle sanitário, em que se comprometeu a manter-se em isolamento por 14 dias e embarcou em outro avião com destino ao Rio de Janeiro.

O caso foi identificado porque o passageiro fez um novo teste em um laboratório privado no aeroporto de Guarulhos a pedido da empresa onde trabalha. Segundo a Anvisa, o laboratório informou o resultado positivo quando o passageiro já tinha chegado ao Rio de Janeiro.

Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, as ações de rastreamento começaram a ser feitas na sequência. Foi solicitada a lista completa dos passageiros do voo, nomes de todos os funcionários do aeroporto, laboratório e dos contatos do passageiro para isolamento e monitoramento.

As equipes de vigilância do Rio de Janeiro também foram notificadas sobre o caso.

Fonte: Agência Brasil

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/05/04/vacina-indiana-e-eficaz-contra-variante-brasileira-do-coronavirus-diz-estudo/

Notícias Relacionadas