Única categoria que cresce acima de dois dígitos no varejo farmacêutico, os medicamentos isentos de prescrição (MIPs) movimentaram as prateleiras em 2020. E o panorama das vendas mudou radicalmente, com direito a um novo líder, segundo indicadores da IQVIA.
O Dorflex, fabricado pela Sanofi e que sustentava a primeira colocação por quatro anos, perdeu o primeiro lugar para o Maxalgina, da Natulab. De quebra, ainda caiu para a terceira posição, atrás do Cimegrip, da Cimed.
TOP 10 MIPs em unidades
A farmacêutica francesa, no entanto, manteve dois medicamentos no top 10 – além do Dorflex, a Novalgina (9ª colocada). A holding que controla a Hypera Pharma e a Neo Química é a única a reunir três marcas no ranking – Dipirona sódica, Histamin e Buscopan.
A maioria quase absoluta dos medicamentos que compõem a lista está relacionada à busca por imunidade e à prevenção de dores e febres, preocupação que definitivamente entrou na agenda de prioridades dos brasileiros em razão da pandemia. Mas em tempos de home office e espaços de trabalho menos ergonômicos, um “intruso” chegou para assumir o quarto posto – o Salonpas, adesivo para o tratamento de tensões musculares da japonesa Hisamitsu.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!