A Eli Lilly está vendendo o Zepbound com desconto. A insaciável demanda pelo medicamento à base de Tirzepatida obrigou a farmacêutica a adotar um novo formato de venda para tentar acelerar seus processos de reabastecimento. As informações são do Valor Econômico
O fármaco, popularizado pelo seu uso off-label para emagrecimento, é normalmente comercializado em canetas auto injetoras. No site da Eli Lilly, está sendo vendido em frascos, que permite conexão direta do consumidor com a farmacêutica por metade do preço – US$ 399 ao mês (R$ 2.216).
A decisão de não introduzir o fármaco nas canetas poupa a companhia de uma etapa de produção e permite um fluxo de vendas mais constante. Para utilizar o produto nesse novo formato, o paciente precisará preencher sua seringa sozinho.
Zepbound com desconto: um olho no estoque, outro no concorrente
Para garantir o sucesso da venda do Zepbound com desconto, a farmacêutica adotou uma ostensiva política comercial e de supply chain. O objetivo é evitar ao máximo o desabastecimento e, ao mesmo tempo, pressionar a concorrente Novo Nordisk, fabricante do medicamento similar Mounjaro.
A farmacêutica optou por diminuir o valor médio do produto, mas projeta maximizar os lucros com o maior volume de vendas. Analistas da Morgan Stanley afirmaram que a estratégia “pode ser uma compensação positiva”.