Dados da 26° edição do Índice do Varejo Stone (IVS) revelaram uma queda de 1,5% no volume de vendas de artigos farmacêuticos durante o último mês de fevereiro, na comparação mensal.
Ao se analisar o desempenho do mercado em relação ao mesmo mês do ano passado observa-se um resultado ainda mais negativo, 2,6% inferior.
As informações são corroboradas por levantamentos de outras instituições, noticiadas pelo Panorama Farmacêutico. Em janeiro o IBGE reportou que o varejo atingiu o terceiro mês consecutivo de desaceleração no ritmo de vendas, impactado por um recuo no canal farma.
Mercado de artigos farmacêuticos seguiu tendência do varejo
O momento de recessão não é exclusivo do canal farma, o mercado de artigos farmacêuticos foi um dos cinco setores analisados que apresentaram uma redução no volume de compras.
Os segmentos de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (5,9%), Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (2,6%), Combustíveis e Lubrificantes (1,9%) e Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (0,7%) acompanharam o momento negativo do varejo como um todo.
A lista de exceções à tendência engloba os mercados de Tecidos, Vestuário e Calçados, que apresentou estabilidade, e os de Material de Construção e Móveis e Eletrodomésticos, que cresceram 0,7% e 0,2%, respectivamente.