A disponibilização do Wegovy no Brasil é parte fundamental da estratégia de vendas da Novo Nordisk, fabricante do medicamento. O fármaco considerado “irmão mais novo” do Ozempic começou a ser distribuído no início do mês e deve estar disponível nacionalmente até o início de setembro. As informações são do Valor Econômico.
O alto percentual de pacientes com obesidade e sobrepeso foi um dos principais atrativos do Brasil para a farmacêutica dinamarquesa. A companhia buscar impulsionar as vendas do medicamento, que, assim como o Ozempic, é produzido à base de semaglutida.
As principais diferenças entre os dois produtos da Novo Nordisk estão no nível de concentração do princípio ativo e no tratamento focal de cada um deles. Enquanto o Ozempic foi desenvolvido para o combate do diabetes e é utilizado de maneira off-label para o emagrecimento, o Wegovy tem como foco o tratamento da obesidade.
Venda do Wegovy no Brasil já foi autorizada
Aprovado pela Anvisa em 2 de janeiro de 2023, um dos atrativos para o desenvolvimento do Wegovy foi a possibilidade de evitar problemas com agências regulatórias ao redor do mundo. O uso de um mesmo medicamento, o Ozempic, para tratamento de duas doenças distintas poderia dificultar o reembolso dos sistemas de saúde para os pacientes
A revelação foi feita por Isabella Wanderley, gerente geral e vice-presidente corporativa da Novo Nordisk no Brasil. Priscilla Mattar, diretora da área médica da empresa, complementou explicando a lacuna preenchida pelo medicamento.
“O lançamento representa uma alternativa para as pessoas que desejam perder uma grande quantidade de peso sem recorrer a intervenções cirúrgicas. Nós tínhamos opções de medicamentos em que a redução de peso não chegava a 5%, então havia esse espaço entre o tratamento clínico e a cirurgia bariátrica, cuja perda de peso é de 25%”