As vendas nas farmácias apresentaram um crescimento de 7,2% em maio, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse cenário positivo está relacionado ao aumento do preço médio, que impacta diretamente no crescimento do tíquete médio, segundo o estudo Paper Farma conduzido pela consultoria Bnex.
Foram analisadas 2 milhões de transações de vendas. A pesquisa revela que, conforme a sazonalidade das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zika, o mês de maio ainda apresenta um cenário de alta demanda por consumo de analgésicos e soros. Isso também influenciou na procura pela vacina da dengue.
Vendas nas farmácias e a influência das mulheres
As vendas nas farmácias têm como clientes majoritárias mulheres de 30 a 49 anos. A participação das faixas acima de 60 anos mantém o patamar acima de 20%, atuação significativa quando comparada à presença desse público na população brasileira.
Explosão de vendas do Ozempic
O medicamento para o tratamento do diabetes Ozempic ganhou mercado tanto por conta da doença como também pelo uso off-label para perda de peso. Analisando o comparativo maio de 2024 com maio de 2023, percebe-se um crescimento de faturamento de aproximadamente 40%, um patamar maior que o do segmento, contribuindo positivamente para o aumento do faturamento do setor farmacêutico.
Com o preço reajustado no estágio dos ajustes de medicamentos liberados pela CMED, o crescimento do faturamento do Ozempic foi impulsionado pela ampliação na quantidade de itens e tíquetes.
O estudo também demonstra uma queda de faturamento de cerca de 14% desse tipo de medicamento no varejo farmacêutico, no comparativo de janeiro até maio de 2024, com janeiro até maio de 2023.