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Vendas online crescem 28% e devem atingir R$ 465 bilhões

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Vendas online crescem 28% e devem atingir R$ 465 bilhões

As vendas online no Brasil não param de surpreender positivamente. Em 2020, o comércio digital aumentou 34,76% e, no ano passado, teve 28,45% de crescimento. A expectativa é que, em 2022 e nos próximos anos, o ritmo fique em 20% ao ano. Para 2025, o volume deve chegar a impressionantes R$ 465 bilhões e o canal farma ajuda a puxar esse crescimento.

Crescimento das vendas

Essas conclusões fazem parte do estudo divulgado pela plataforma de descontos CupomVálido.com.br, com dados da Statista, sobre as vendas do e-commerce no Brasil. A taxa de crescimento anual de 20% é a maior dentre todos os países, e quase duas vezes acima da média mundial (11,3%).

Apesar do elevado crescimento de vendas online no Brasil, o índice de penetração – porcentagem das pessoas que realizam compras cotidianamente no ambiente virtual – ainda é baixo. Apenas 49% dos consumidores recorreram a compras digitais nos últimos 12 meses. Como comparação, no Reino Unido, país líder neste quesito, o índice de penetração é de 84%.

Em relação aos compradores online, em 2021 o número era de 114 milhões. Em 2022 a projeção é de 123 milhões. E em 2025, o número será de 138 milhões, um crescimento de mais de 12%.

Em relação a valores globais, a China lidera o e-commerce com receita de US$ 2,1 trilhões, seguida pelos Estados Unidos (R$ 1,5 trilhão) e pelo Reino Unido (US$ 292 bilhões).

Canal farma no top 5 das vendas online

Os produtos de farmácia figuram entre as cinco categorias mais procuradas pelos brasileiros por intermédio de vendas online. O smartphone é o canal preferido para efetivar essas compras, seguido pelo notebook e computador. O tablet e a smart TV figuram na quarta e quinta posição.

Segundo a pesquisa, os três principais fatores que os brasileiros consideram como vantagens de comprar online são a entrega diretamente na residência, promoções com preços menores do que nas lojas físicas, e a grande variedade de produtos ofertados.

Fatores de compra

Em contrapartida, os três principais fatores negativos são a dificuldade em realizar troca, a demora no tempo de envio e não ter a possiblidade de contato prévio com o produto.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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