Enquanto aguarda a definição da Anvisa na regulação do sistema de rastreabilidade, a VISIOTT apresenta soluções para atender a RDC 301/2019 e se tornar parceira das indústrias farmacêuticas no Brasil. A resolução sobre as boas práticas de fabricação de medicamentos entra em vigor em 2023, mas ainda este ano as indústrias farmacêuticas precisam apresentar à agência um projeto de adequação à nova norma.
A empresa turca, que fincou bandeira no Brasil no início do ano passado, disponibiliza às indústrias farmacêuticas sistemas de visão e checkweigher (balanças checadoras de alta performance), que garantem o controle online e automatizado do processo de embalagem dos medicamentos. Essa exigência, prevista no artigo 214, é considerada uma das mais sensíveis e complexas da RDC, uma vez que as empresas têm de verificar a aparência geral das embalagens e se elas estão completas, os produtos, materiais e impressões aplicadas durante o processo, além do funcionamento dos monitores de linha.
“Em mercados como Canadá, Estados Unidos e Europa Ocidental, mesmo as linhas manuais têm um certo nível de automação, principalmente no monitoramento da embalagem final. Aqui, porém, esse processo ainda está muito sujeito a falhas humanas, o que acarreta prejuízos para o detentor do registro do medicamento, problemas com as agências regulatórias e desvalorização da marca”, adverte Flavio Silveira, gerente de vendas para o Brasil.
Os softwares automatizados da VISIOTT atendem às necessidades das indústrias farmacêuticas em todos os requisitos exigidos pela Anvisa. As soluções garantem minimizar as avarias na aplicação de rótulos e selos de segurança, blisters completos para assegurar a integridade dos medicamentos, além de validação de ampolas, frascos e vidros com todos os componentes de fechamento.
Câmeras gerenciadas pelo software da VISIOTT aferem a presença de todos os itens obrigatórios das embalagens, incluindo lacre, barcodes e utensílios para administração do medicamento. E a balança confere se as embalagens estão completas conforme especificação dos fabricantes. A tecnologia permite ainda verificar se as embalagens foram usadas corretamente em seus respectivos produtos e se as impressões de dados variáveis (data de fabricação, lote e validade) estão legíveis. “Nesse último caso, inclusive, o software já está preparado para atender às especificações da serialização e rastreabilidade do fármaco previstas na RDC 319”, acrescenta Silveira.
Aposta no mercado brasileiro
Com centenas de projetos implementados na Europa e na Ásia, a companhia quer ganhar espaço no Brasil com a proposta de já ter equipamentos validados em cerca de 20 países, com o menor custo de implantação e configurados a padrões internacionais. Como parte desse plano de expansão, a VISIOTT espera abrir, nos próximos anos, uma planta fabril para montagem de equipamentos no Brasil e atender toda América Latina.
Atualmente, a empresa já conta com base técnica em Anápolis (GO), para suporte e pós-venda de peças e reposições. “Graças à robustez da nossa tecnologia e experiência em mercados globais, conseguimos viabilizar soluções customizadas para os clientes, fazendo todas as integrações necessárias para implementação de soluções de sistemas de visão e checkweighers tendo equipes técnicas treinadas e com atuação nacional”, enfatiza.
Interessados em contratar as soluções da VISIOTT podem acionar a empresa pelos telefones (62) 3142-9234, (62) 99386-0041 ou conhecer mais detalhes no link https://www.visiott.com/br/tecnologias-de-inspecao-rdc-301.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/01/26/curso-gratuito-de-vacinacao-da-covid-19-para-farmaceuticos/