VITAMEDIC investe R$ 55 milhões em mais de 200 projetos de P&D
Estrutura técnica e aporte elevado impulsionam ciclo de crescimento
por Gabriel Noronha em
A VITAMEDIC vem ampliando portfólio e presença no canal farma com um ritmo acelerado de lançamentos. O movimento é sustentado por um investimento anual de R$ 55 milhões em pesquisa e desenvolvimento (P&D).
Presente em cerca de 15 mil farmácias brasileiras, a indústria concentra suas operações em Anápolis (GO), mantendo mais de 200 projetos que abrangem medicamentos, suplementos, alimentos, cosméticos e produtos para a saúde.
“Além de genéricos e similares, o planejamento estratégico em médio e longo prazo prevê também a entrada nos segmentos de produtos estéreis e biológicos, que consideramos o futuro das terapias médicas”, comenta o diretor de P&D, Rafael Fernandes Costa.
Com um pipeline que agrega genéricos, similares, cosméticos, suplementos e produtos para saúde, em formas farmacêuticas que variam desde sólidos orais a líquidos e semissólidos, a VITAMEDIC espera dobrar o número de SKUs disponíveis até 2030.
Mestre em ciências farmacêuticas, o executivo revela que os projetos, de alta complexidade e custo, visam posicionar a empresa em um novo patamar, além de sustentar a expansão do portfólio nos próximos anos.
Estrutura de P&D da VITAMEDIC
O departamento reúne 100 colaboradores dedicados às pesquisas, distribuídos em cinco equipes independentes com metas específicas. Ao considerar toda a área técnica, o contingente supera 250 profissionais, entre farmacêuticos, químicos e biólogos, direta ou indiretamente envolvidos nos projetos.
Os profissionais têm à sua disposição a estrutura fabril de 30 mil m² da farmacêutica, com capacidade para produzir aproximadamente 14 milhões de comprimidos mensalmente. Para apoiar as operações, a área ainda conta com um setor de troubleshooting, responsável pelo suporte técnico diário à produção. O departamento também faz a interface direta com a Anvisa, para adequação a normas e novos protocolos.
Farmacêutica aposta em suplementação
Na divisão de suplementos e alimentos, a VITAMEDIC já lançou 23 SKUs e projeta adicionar ao menos mais 100 itens ao portfólio até o fim do próximo ano.
A planta fabril conta com linhas independentes para diferentes formatos, como gomas, géis, cápsulas, pós e whey protein. Entre os lançamentos recentes está a vitamina C em formato waterfree, um pó consumido diretamente na boca, sem necessidade de água, com efeito pop-up e versões voltadas ao público infantil e adulto.