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Voái investe em plataformas para gestão de farmácias

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GESTÃO DE FARMÁCIAS IA, plataforma de vendas, farmácias
Foto: Divulgação

Uma consultoria de dados que evoluiu para uma startup provedora de sistemas que otimizam a gestão de farmácias por meio da inteligência artificial (AI). Assim nasceu a Voái, plataforma que visa a melhorar a performance operacional, as vendas físicas e digitais e o relacionamento com os fornecedores e o atendimento ao cliente.

Pertencente à Inteliger, a curitibana Voái tem o diferencial de ser uma ferramenta desenvolvida e dedicada exclusivamente para o varejo farmacêutico. Esse know-how é resultante de oito anos de trabalho com as Farmácias Nissei, sua primeira cliente e na qual o fundador da consultoria, Gabriel Ribeiro, atuou como head de inovação até dezembro do ano passado.

Com o avanço dos negócios, o executivo passou a se dedicar integralmente à escalabilidade da plataforma. Hoje, a Voái atende outras companhias associadas à Abrafarma, como as Farmácias São João, Farmácia Permanente, Drogarias Santa Lúcia e Drogarias Santo Remédio, além de grupos regionais. Totaliza 13 redes e mais de 2.130 lojas. “A meta para 2024 é crescer em 45% o faturamento”, afirma Ribeiro.

Plataformas de gestão de farmácias conta com quatro módulos

Totalmente adaptáveis à realidade de cada rede, as plataformas para gestão de farmácias da Voái contam com mais de 28 mil usuários, 125 mil pedidos mensais nos e-commerces e GMV de mais de R$ 150 milhões ao ano. A startup conta com quatro módulos para atender as diferentes áreas do negócio.

Neste mês a empresa lança o módulo PDV AI, que consiste em uma plataforma de vendas para lojas físicas, que utiliza IA para empoderar o atendente e ajudá-lo a aumentar as vendas. “Trabalhamos com gamificação a fim de estimular o colaborador a aumentar o volume de tíquete médio do cliente, incentivando-o a aderir às campanhas”, ressalta.

Outro diferencial é a disponibilização de informações de como vender, bula e imagens do produto tal como vemos em uma compra online, mas dentro do PDV da loja física. “Conseguimos, inclusive, saber o produto que o consumidor pesquisou online ou favoritou no e-commerce/App, fazendo com que o atendente o ofereça ao cliente”, acrescenta. Mais uma vantagem é a prateleira infinita integrada ao PDV. Caso não tenha o item na loja, o sistema consegue identificar qual filial tem em estoque, permitindo ao balconista efetuar a venda.

A plataforma para vendas digitais também está integrada com as autorizadoras de PBMs, pedidos via WhatsApp, iFood e Rappi, além do televendas. “A novidade é o módulo marketplace, com itens que complementam a linha da farmácia, mas que não são vendáveis no curto prazo, a exemplo de cadeira de rodas e produtos ortopédicos. A farmácia efetua as vendas e o fornecedor entrega a mercadoria na loja escolhida pelo consumidor ou em sua residência”, explica.

Módulos de performance e de trade

A Voái Performance mensura todos os números da operação, incluindo metas, comissões, desempenho por funcionário, os colaboradores que geram os maiores tíquetes médios, quem concede mais ou menos desconto ou efetiva mais transações via PBM.

A ferramenta permite que o colaborador acompanhe o seu desempenho para verificar se ele bateu a meta de vendas; integra os cursos da universidade corporativa da rede; agrupa a comunicação interna e disponibiliza o check-list da loja. A ferramenta também organiza via App todas as informações de uma campanha que a rede esteja lançando e, ainda, conta com um chatbot com IA para tirar as dúvidas dos atendentes, sem que ele precise consultar o manual dos procedimentos.

Já o módulo fornecedor é uma ferramenta de trade que permite à indústria ter acesso às informações de sell-in, sell-out, cadastro de produto e comprovações das ações que foram combinadas com a rede. Também possibilita acessar o estoque online da loja para saber onde está o produto da fabricante e em quais unidades.

“Dentro da ferramenta os laboratórios conseguem ter acesso ao CRM do médico que está prescrevendo o remédio. Com isso, a indústria consegue mensurar quantas prescrições estão sendo captadas pela farmácia em determinada região”, finaliza Ribeiro.

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