Em meio a um momento de incertezas no varejo farmacêutico, o volume de vendas da Integração Farma contrariou expectativas. A rede que integra 19 distribuidoras de medicamentos, atuantes em 76% dos municípios brasileiros, registrou crescimento de 4,19% no mês de outubro, quando comparado ao mesmo período do ano passado.
O enfraquecimento geral do setor é motivado principalmente pela restrição do consumo por parte da população, aliada à limitação do crédito no setor. No comparativo do desempenho da rede de distribuidoras nos meses de outubro e setembro o crescimento é de 2,11%.
Farmácias independentes impulsionam Integração Farma
As vendas da Integração Farma nesse mesmo período dividem-se entre as pequenas redes (1,8%), médias redes (2%), grandes redes (6,4%) e lojas do associativismo (28,5%). Mas a fatia majoritária do volume de negócios é decorrente das farmácias independentes (61,3%).
“Esses PDVs, muitas vezes, não recebem a devida atenção dos fornecedores em função de restrições no acesso a crédito e baixo volume de compras. Estamos aproveitando essa lacuna para absorver as demandas desse mercado”, afirma Geraldo Monteiro, diretor executivo da Rede Integração Farma
A capilaridade da rede de distribuidoras faz com seja possível o atendimento de 40% das farmácias do país.