Estudo da Close-Up International listou as 100 fabricantes com maior faturamento nas farmácias brasileiras. Dessa lista, 14 companhias destacam-se por apresentar crescimento em vendas acima de 30%. Os dados levam em conta os últimos 12 meses até agosto de 2023, em relação ao mesmo período anterior.
A Santher, proprietária das marcas Personal, Snob e Kiss, foi a que apresentou o maior aumento percentual (82,87%), tendo registrado R$ 186 milhões em vendas nos últimos 12 meses. Em setembro, a companhia comemora 85 anos de atuação no Brasil e três anos sob nova gestão das multinacionais japonesas Daio Paper e Marubeni Corporation.
A farmacêutica francesa Beaufour Ipsen ocupa a segunda colocação, com crescimento de 78,17% nas vendas, que totalizaram R$ 933,2 milhões. O Grupo Boticário vem na terceira posição, com crescimento de 77,53% – R$ 365,2 milhões em vendas. A companhia acaba de fechar uma parceria com a marca de fraldas Pampers, da P&G, para a criação de uma linha de xampu, condicionador, loção hidratante, entre outros itens, que totalizarão um portfólio de 13 produtos. Com a nova linha de produtos para bebês, espera chegar a 36 mil PDVs.
A CMPC Melhoramentos, proprietária das marcas de fraldas infantis Babysec, dos produtos para incontinência de adultos Cotidian e de proteção feminina Ladysoft, ocupa a quarta posição, com crescimento de 61,42% (R$ 420,9 milhões).
Fechando o top 5 vem a Essity, detentora da marca de fraldas geriátricas, absorventes e roupas íntimas descartáveis Tena. A companhia registrou evolução de 51,48% e R$ 479,3 milhões em vendas.
Das cinco primeiras colocadas, quatro são fabricantes de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC), segmento que bateu recorde de crescimento. O superávit foi de 30,9% no primeiro quadrimestre de 2023, em relação ao mesmo intervalo do ano passado, segundo a Abihpec.
As 14 empresas que mais cresceram nas farmácias brasileiras
(vendas em milhões de R$ e aumento percentual)
Posição | Corporação | R$ 2022 | R$ 2023 | Cresc. % |
1 | Santher | 101,7 | 186,0 | 82,97% |
2 | Beaufour Ipsen | 523,8 | 933,2 | 78,17% |
3 | Grupo Boticário | 205,7 | 365,2 | 77,53% |
4 | CMPC Melhoramentos | 260,8 | 420,9 | 61,42% |
5 | Essity | 316,4 | 479,3 | 51,48% |
6 | Abbvie | 144,6 | 217,8 | 50,62% |
7 | Amgen | 240,1 | 351,7 | 46,49% |
8 | Isdin | 183,0 | 259,9 | 41,98% |
9 | Intercron | 180,7 | 252,2 | 39,49% |
10 | Mondelez | 181,8 | 247,9 | 36,34% |
11 | Exeltis | 133,8 | 182,2 | 36,21% |
12 | Novo Nordisk | 3.511,1 | 4.721,7 | 34,48% |
13 | MSD | 293,8 | 388,3 | 32,19% |
14 | Althaia | 322,1 | 419,4 | 30,22% |
* Fonte: Close-Up International