Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

30% é o risco de morte pela febre amarela

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Estudo foi feito com dados de 231 pacientes de São Paulo. Um grupo de infectologistas de São Paulo identificou preditores clínicos e laboratoriais de mortalidade pela febre amarela para auxiliar no atendimento de portadores da doença. Cerca de 30% das pessoas infectadas e que não tomaram a vacina podem evoluir para a doença e para o óbito.

 

Por sua alta letalidade essa virose é considerada uma doença grave. Na revista inglesa The Lancet Infectious Diaseases deste mês o professor Esper G. Kallas, da Faculdade de Medicina da USP, e colaboradores, publicam os resultados da pesquisa, financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que poderá prevenir, em grande parte dos casos hospitalizados, a morte causada pela febre amarela.

 

A pesquisa foi realizada no ano passado com 231 pacientes internados no Hospital das Clínicas de São Paulo e no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Cerca de 30% dos indivíduos sintomáticos morreram. Os pacientes eram adultos que apresentavam febre, dores musculares, dor de cabeça e nas articulações, edema (inchaço), manchas na pele e até mesmo conjuntivite.

 

Os chamados preditores de morte, informações que orientam os médicos a encaminharem prioritariamente os pacientes às unidades de terapia intensiva, são, entre outros, idade avançada, sexo masculino, exames de sangue com níveis elevados de glóbulos brancos e análises sanguíneas especializadas, entre elas alta carga de RNA viral  (material genético do patógeno) no sangue do paciente.

 

Dessa forma, concluem os pesquisadores, uma droga antiviral eficaz poderia alterar o curso clínico para pacientes com as formas mais graves de febre amarela, reduzindo a mortalidade por essa doença. Julio Abramczyk – Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Fonte: Jornal Folha de S. Paulo

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/07/31/saude-ve-alto-risco-de-surto-de-febre-amarela-no-sul-do-pais-e-antecipa-vacinacao/

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress