São 266 dias. Ou então, 9 meses e 3 semanas. A caminhada de uma mãe com seu bebê é longa até que chegue a 38ª semana de gestação. Porém, isso é um ótimo sinal, já que a fase é caracterizada por um grande avanço no desenvolvimento do ser humano em que o feto já está quase pronto para nascer. Os pulmões estão mais preparados, os ossos já estão formados e o lanugo e a vérnix caseosa que cobrem a pele do bebê já quase desapareceram.
Apesar de ser um momento bom e que merece otimismo, já que quase todo o caminho já foi percorrido, os sintomas da mulher não são nulos e as dores continuam frequentes até que seu filho realmente nasça. As contrações de Braxton-Hicks e o inchaço nas mãos ou nos pés podem se manter presentes, além de incontinência urinaria e vontade incontrolável de urinar, por conta do peso do útero naquele momento que faz força sobre a bexiga.
Desenvolvimento do bebê na 38ª semana de gestação
Durante a 38ª semana de gestação os pulmões já se encontram bem preparados para as primeiras respirações na chegada ao mundo. O aumento do nível dos hormônios também se torna evidente, regulando a pressão arterial e os níveis de glicose nas necessidades após o nascimento. Além disso, o lanugo, fina camada de pelos sobre a pele do bebê, é quase inexistente, enquanto a mesma situação para a vérnix caseosa.
A importância também se dá pelo desenvolvimento ósseo, que já está em um nível bem elevado, prontos para crescerem mais ainda conforme o passar da vida do ser humano. O tônus muscular já está desenvolvido, e os olhos podem variar entre a cor cinza-azulada, levando até um ano para apontar a verdadeira cor que ficará durante a vida.
Proporções do bebê
O tamanho e o peso do bebê já estão em proporções recém-nascidas enquanto na 38ª semana de gestação, pois o ideal e o esperado dessa semana é de que o humano já tenha tudo encaminhado para suprir as necessidades do mundo na Terra. O tamanho, em média, é de 49,3 centímetros da cabeça aos pés, sendo que, da cabeça ao bumbum, se medem 34,6. Já o peso do bebê é variado, e em geral é equivalente a 3,1 kg.
Como fica a mulher após 38 semanas de gestação?
Os sintomas continuam frequentes no corpo da mulher na 38ª semana de gestação, variando entre alguns como insônia, dificuldade para dormir, inchaço