A dor no nervo ciático é um desconforto que costuma demorar para passar e, quem apresenta o quadro, raramente sofre com apenas uma crise durante a vida. E parece que cada vez mais pessoas são afetadas por esse incômodo.
Trata-se de uma inflamação no nervo, localizado na parte inferior da coluna e que se estende até os pés. A dor é causada, de maneira geral, por qualquer tipo de compressão que atinja a estrutura do nervo.
Essa compressão pode gerar dor intensa, queimação e dormência nas pernas. Cada paciente experiencia uma intensidade e duração diferente do quadro, mas todos acarretam grandes incômodos no dia-a-dia.
Quais os fatores de risco para a dor no nervo ciático
Dentre os maiores grupos de risco estão os idosos, devido ao enfraquecimento ósseo; as pessoas que estão acima do peso, e também aquelas que já possuem algum problema na coluna.
O costume de ficar sentado por longos períodos pode gerar uma maior probabilidade de dor no nervo ciático. Isso porque, quando ficamos nessa posição, nosso peso se concentra bem na região ciática.
Outro fator de risco é o diabetes. A doença modifica a forma como o corpo consome o açúcar, o que pode causar alterações nos nervos.
Como prevenir?
De maneira geral, algumas atitudes simples do nosso dia a dia ajudarão a prevenir a dor no nervo ciático. Uma das mais simples é cuidar da postura, isso independente do momento, até mesmo na hora de dormir.
A atividade física, principalmente aquelas que estimulam a consciência corporal, também ajudam muito na saúde das costas. Um grupo muscular importantíssimo é o core, ou seja, aqueles músculos que ficam entre os ombros e a pelve, a musculatura abdominal.
Essa região do corpo, quando fortalecida, ajudará bastante a suportar o peso corporal. Só que, não existe uma fórmula mágica para evitar a dor, então, confira cinco exercícios que ajudam no alívio deste desconforto.
Os quatro amigos para melhorar a dor no nervo ciático
Cada um dos exercícios citados deve ser feito em um esquema de três séries de dez repetições, ou seja, realizar o movimento dez vezes, descansar e repetir o processo mais duas vezes.
Pernas para que te quero
Para fazer este primeiro exercício você irá precisar se deitar no chão de barriga para cima.
Uma perna, você manterá estendida, enquanto a outra você dobrará em direção ao peito. Basta repetir invertendo a perna e mantendo a postura por 20 segundos com cada uma.
Alongamento também é uma boa pedida
Outra opção é se sentar no chão com as pernas esticadas à sua frente. Comece a se inclinar até encostar as mãos nos pés. Caso você não consiga, pode usar um pano ou uma toalha envolta na sola deles.
Mantenha essa postura por 30 segundos.
Observação: Os joelhos devem permanecer sempre próximos do chão.
Erguei às mãos
Você já deve ter notado que o chão será um grande aliado para aliviar essas dores. Deitado de costas, você deve dobrar suas pernas e apoiar suas mãos nos joelhos, que devem estar próximos do peito.
Agora, comece movimentos suaves e lentos para os lados.
Esse é difícil
A rotação lombar pode parecer o mais desafiador dos exercícios para melhor a dor no nervo ciático aqui citados. Em primeiro lugar, você deve sentar no chão e esticar as pernas na sua frente.
Agora dobre uma delas e cruze a outra sobre ela. Agora gire seu corpo para o sentido contrário ao da perna dobrada, mantenha a posição por 10 segundos e inverta o movimento.