Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

5 alimentos que provocam gases

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

alimentos que provocam gases

Manter a saúde em dia exige que você cuide de seu organismo e faça escolhas saudáveis. Mesmo tendo boa alimentação, você deve saber dos alimentos que provocam gases, um dos mais incômodos efeitos colaterais da má digestão.

Apresentaremos cinco alimentos que podem levar ao acúmulo de gases e explicaremos o que você deve evitar. Vamos começar?

Alimentos que provocam gases incluem legumes crus

Os legumes crus são ricos em fibra e nutrientes, mas também podem provocar gases devido às moléculas de amido que são difíceis de digerir. O brócolis, couve-flor, cenoura e espinafre propiciam os gases e para diminuir o acúmulo, opte pela forma cozida e aproveite as vitaminas e minerais que oferecem.

Leguminosos

Os leguminosos, como feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha, também são ricos em fibras e nutrientes, mas ajudam na formação de gases. Deixe-os de molho antes de cozinhar por um período para evitar o incomodo.

Cereais

Embora sejam muito ricos em nutrientes, os cereais levam ao acúmulo de gases no organismo. O trigo, a aveia, o centeio, o malte e a cevada costumam ser os mais problemáticos. A melhor maneira de serem consumidos é com moderação, em pequenas quantidades.

Frutas

A frutose, um açúcar natural presente nas frutas, é outro problema de gases intestinais. Frutas com maior teor de frutose, como as uvas, o mamão e a banana, geralmente são as mais prejudiciais.

Para evitar o desconforto, consuma moderadamente e prefira as opções ricas em pectina, como as maçãs, pois elas contêm fibras que ajudam na digestão.

Alimentos com açúcar

O açúcar é um dos alimentos mais perigosos pois tem sido associado a uma série de efeitos negativos à saúde, incluindo o aumento do acúmulo de gases. Os sucos industrializados, guloseimas, doces, biscoitos e refrigerantes são os principais alimentos que devem ser evitados ou consumidos com moderação.

A alimentação é um fator importante que afeta a saúde e o bem-estar. Por isso, é importante que você fique atento aos alimentos que podem provocar gases, para evitar desconfortos desagradáveis. Escolha alternativas mais saudáveis, como as frutas ricas em pectina e os legumes cozidos.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress