Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

10 tratamentos caseiros para gengiva inflamada

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Tratamentos caseiros para gengiva inflamada
Foto: Canva

Tratamentos caseiros para gengiva inflamada são uma necessidade para todos que convivem com esse problema com recorrência. O acúmulo de resíduos de alimentos na região é o que causa essa alteração, por muitas vezes, devido a higienização bucal incorreta.

Também conhecida como gengivite, esse incomodo costuma ser de caráter passageiro, mas, mesmo assim, você não deve negligenciar o quadro. Afinal, dele, podem derivar outros problemas, como:

  • Dores
  • Mau hálito
  • Sangramentos
  • Úlceras

Remédios caseiros para gengiva inflamada são uma solução simples e prática para resolver esse quadro. Partiu conhecer os principais?

O que é gengivite? 

Muitas pessoas sofrem com a gengivite, que é o nome técnico para a inflamação que acomete as gengivas. Quando ela aparece, chegou a hora de ligar o alerta e começar a cuidar melhor da sua saúde e higiene bucal.

Isso porque esse quadro acontece por causa do acúmulo de placa bacteriana entre os dentes, o que pode ser resultado de uma escovação errada ou da ausência do uso de fio dental, por exemplo.

Outras possíveis causas são:

  • Alterações hormonais
  • Cáries
  • Deficiência de vitamina C
  • Leucemia
  • Medicamentos bloqueadores da produção de cálcio
  • Pouca salivação
  • Tabagismo

O agravamento do quadro pode levar a periodontite e, em casos mais graves, a perda de dentes.

Por isso, sempre procure um profissional especializado em odontologia para um diagnóstico assertivo. Mas, enquanto a consulta não chega, você pode usar um dos tratamentos caseiros para gengiva inflamada.

Fatores de risco para gengivite 

Um dos primeiros fatores de risco para a gengivite é o histórico familiar. Como, por vezes, algumas condições genéticas podem facilitar o desenvolvimento do quadro por isso, caso tenha casos na família, fique atento.

Outro importante fator de risco é a negligencia a saúde e higiene bucal. Por isso, visite o dentista regularmente, sempre escove os dentes depois das refeições e passe o fio dental.

Além desses fatores, tabagismo, o consumo de alguns medicamentos e certas deficiências nutricionais também podem deixar sua gengiva mais propensa a inflamações.

Sinais de inflamação da gengiva 

Como qualquer doença, a gengivite tem alguns sinais e sintomas característicos. O problema é que eles costumam aparecer somente com a progressão da inflamação. Os principais são:

  • Bolsas entre os dentes
  • Gosto ruim na boca
  • Inchaço na gengiva
  • Mau hálito
  • Sangramentos durante a escovação
  • Vermelhidão

Como destacamos, os sinais começam a aparecer com o agravamento do quadro, então, conforme note qualquer um deles, consulte um dentista assim que possível.

Os principais tratamentos caseiros para gengiva inflamada 

Água com sal 

A inflamação da gengiva causa dor, que pode ser aliviada fazendo uso de uma solução de água morna com sal. Essa mistura também auxilia na cicatrização e arrefecimento dos sintomas.

Além desses benefícios, o combo também possui ação antisséptica, o que reduz o número de bactérias na boca e, de quebra, diminui também o mau hálito.

O ideal é adicionar meia colher de sopa de sal em um copo de água morna e misturar bem. Agora, é só fazer um bochecho por 20 a 30 segundos e repetir o processo de duas a três vezes por dia.

Mas, vale um alerta aqui: essa solução é ácida e seu uso prolongado pode danificar o esmalte dos dentes. Por isso, não utilize a mistura por um período maior do que uma semana.

Chá de cravo da índia 

Um analgésico e anti-inflamatório natural presente no chá de cravo da índia, ou eugenol, é o responsável pela sua eficácia no combate a gengivite.

Para preparar a bebida, você precisará de 10 cravos para cada xícara de água. Daí para frente, o preparo será similar ao de qualquer outro chá. A fervura costuma levar aproximadamente cinco minutos. A diferença é que esse você não irá beber.

É isso mesmo que você leu, esse chá será usado para um bochecho, assim como a solução de água com sal. A duração também é a mesma, de 20 a 30 segundos, muda apenas a periodicidade: duas vezes por dia. Só não se esqueça de deixar esfriar antes, viu?

Chá de alcaçuz 

Uma ótima opção de tratamento caseiro para gengiva inflamada é o chá de alcaçuz. Ele reduz a inflamação e inibe o crescimento de bactérias, devido a suas substâncias antibacterianas e anti-inflamatórias licoricidina e licorisoflavana A.

O mau hálito é outro sintoma combatido pela infusão, que, novamente, você não poderá degustar, apenas bochechar. Os ingredientes necessários para fazê-lo são uma colher de chá de raiz de alcaçuz e uma xícara de água fervente.

Coloque a raiz na xícara com a água já fervente, tampe e deixe descansar por dez minutos. Coe a mistura e faça o bochecho, que deve ser repetido até duas vezes por dia.

Pacientes com problemas cardíacos, grávidas e lactantes não devem usar o chá de alcaçuz.

Água Oxigenada 

Com ação antisséptica e anti-inflamatória, a solução de água oxigenada atua diminuindo os sangramentos na gengiva, o inchaço e a vermelhidão, além de reduzir a dor e eliminar as bactérias causadoras da gengivite.

Para fazer o remédio caseiro, basta misturar meia xícara de água com um quarto de xícara de água oxigenada de dez volumes. Agora, basta bochechar por 30 segundos e cuspir.

O bochecho pode ser repetido de duas a três vezes durante o dia e não é necessário enxaguar a boca depois de fazê-lo mas, caso não goste do sabor, pode fazer.

Chá de mirtilo  

O chá de mirtilo ajuda a combater a inflamação por meio de sua ação anti-inflamatória e tônica. Como efeito o sangramento da gengiva e o inchaço irão, progressivamente, diminuir.

Isso sem falar que essa bebida também é uma ótima opção para evitar a gengivite. Isso mesmo, além de combater os sintomas da inflamação, ela ainda previne a formação da placa bacteriana, uma das principais causas para o problema.

Para fazer o chá, você precisará de um litro de água e três colheres de sopa de mirtilos secos. Agora, você deve colocar as frutas na água e ferver por 15 minutos.

Espere ficar morno para coar e enxague a boca duas vezes por dia por 30 segundos.

Óleo essencial de hortelã-pimenta 

Rico em mentol e mentona, o óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a combater a gengivite por sua ação antisséptica, anti-inflamatória e atibacteriana e, de quebra, ainda mantém o hálito fresco.

Para fazer a solução, você precisará de um copo de água e de duas a três gotas do óleo essencial. Coloque as gotas na água e misture. Depois basta fazer o bochecho de duas a três vezes por dia, com uma duração de 30 a 40 segundos.

Limão 

Altamente eficaz para o tratamento da gengivite, o limão encabeça essa lista por sua ação antibacteriana. Muito disse se deve a sua acidez, que matam as bactérias causadoras da inflamação.

Além disso, a fruta também ajuda a regular o pH bucal, o que, de quebra, combate também o mau hálito.

Para utilizá-lo como remédio caseiro para gengiva inflamada, o ideal é misturar o suco extraído após espremer a fruta em 200 ml de água morna.

Com a receita em mãos, basta fazer gargarejo e bochecho com a solução, mantendo o líquido na boca por ao menos dois minutos. O ideal é realizar o processo após a escovação, duas vezes ao dia.

Óleo de Tomilho 

Poderoso antibiótico, o óleo de tomilho pode ser utilizado como um remédio caseiro para a gengivite de maneira simples e sem precisar apelar para os medicamentos tradicionais.

Sua ação contra a inflamação da gengiva se dá pelo combate a formação de placas bacterianas. O óleo consegue chegar a áreas da boca onde a escova e o fio dental não conseguem, promovendo uma limpeza completa.

Para fazer a solução, separa meia xícara de chá de água morna e adicione uma colher de café do óleo. Depois de escovar os dentes, faça o bochecho e o gargarejo por pelo menos dois minutos.

O ideal é repetir o processo de pois de cada refeição

Óleo de coco 

Outra forma de tratar naturalmente a gengiva inflamada é com o óleo de coco. As infecções e as placas bacterianas são combatidas pela ação antibacteriana do azeite.

Diferente das dicas passadas, essa não deve ser feita após a escovação e sim durante. No lugar da pasta de dente, utilize uma mistura de uma colher de bicarbonato de sódio com duas de óleo coco.

Esse creme dental caseiro só deve ser utilizado uma vez por dia.

Vinagre de maçã 

Outro famoso quando o assunto é saúde e bem-estar a figurar nessa lista é o vinagre de maçã. Devido a sua acidez natural, ele diminui o avanço das bactérias na região bucal, além de equilibrar seu pH.

Além de reduzir a inflamação na gengiva, o produto também combate a halitose, o famoso mau hálito ou bafo.

Para fazer a solução, misture uma xícara de chá de água morna com duas colheres de sopa de vinagre de maçã. Mantenha a mistura na boca fazendo bochecho por aproximadamente dois minutos, duas vezes por dia.

Babosa 

O gel poderoso presente no interior das folhas de aloe-vera ou babosa é perfeito para tratar inflamações na gengiva por sua ação simultaneamente antibacteriana e anti-inflamatória.

Além de tratar a gengiva, reduzindo a dor causada pela inflamação, a babosa também tem uma forte ação contra a placa bacteriana.

Para fazer a solução caseira, basta misturar algumas gotas de óleo essencial de melaleuca com duas colheres de sopa de babosa. Depois de bem misturados, basta aplicar com os dedos por toda a extensão da gengiva.

Depois da aplicação, não precisa enxaguar. O processo deve ser repetido três vezes no dia.

Não dá para tratar gengivite só em casa 

O diagnóstico preciso para sua gengiva inflamada é necessário e você não encontraria isso em tratamentos caseiros. Por isso, mesmo com o uso desses remédios naturais, sempre consulte o seu dentista quando sentir qualquer desconforto.

Lembre se de sempre cuidar da saúde das gengivas, afinal, a saúde de todo o corpo começa pela boca.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress