Congresso ressalta varejo farmacêutico como hub de saúde


47 indústrias patrocinadoras e 44 expositoras. Esses e outros números do Abrafarma Future Trends ajudam a reforçar o protagonismo do varejo farmacêutico. Em três anos de pandemia, o setor acelerou seu processo de transformação digital e o papel como porta de entrada do sistema de saúde. Mas em que nível poderá chegar a farmácia do futuro?
A nona edição do evento, que teve início na manhã deste dia 13 e se estende até quarta-feira, 14 de setembro, propõe importantes reflexões sobre os rumos do mercado farmacêutico frente a novas tecnologias e às mudanças no perfil do consumidor brasileiro. Cerca de 5 mil empresários, executivos e dirigentes setoriais, incluindo os CEOs das 26 maiores redes de farmácias do país, participam da programação no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).
Presidente do conselho diretivo da entidade, Modesto Araujo Neto abriu oficialmente o Abrafarma Future Trends lembrando os desafios das farmácias nesses últimos anos. “Com a pandemia, as inovações que podíamos promover em até cinco anos tivemos de fazer em cinco meses. Passamos a conviver com obstáculos decorrentes da dependência de insumos do Exterior e nos mobilizamos para enfrentar riscos à saúde pública, como a ofensiva dos supermercados para aprovar a venda de MIPs nesses estabelecimentos”, destacou.
Os fatos elencados acima, somados a indicadores financeiros, ajudaram a consolidar a relevância das grandes redes de farmácias em comparação aos demais atores do varejo. Nos últimos 12 meses até junho, as afiliadas à Abrafarma registraram R$ 71,34 bilhões de faturamento e ampliaram para 44,2% sua participação no montante geral do segmento, mesmo administrando pouco mais de 10% do número de PDVs ativos no Brasil.
Em meio aos desafios crescentes para gerenciar a cadeia de suprimentos e evitar a falta de medicamentos, as grandes redes ainda demonstraram maior capacidade para gerenciar os estoques. Tanto que 94% das lojas têm um nível elevado de sortimento, contra 16% da média geral do mercado.
“Tivemos um incremento de 12,9%, acima da média do mercado. Mais do que isso, ganhamos relevância no ecossistema de atenção primária no Brasil, por meio de números como os quase 20 milhões de testes rápidos da Covid-19, atuando na preservação da saúde dos brasileiros e na adesão aos tratamentos”, pontua o CEO Sergio Mena Barreto, que também conduziu a abertura do congresso.
Agenda de inovação do varejo farmacêutico
Os painéis temáticos do Abrafarma Future Trends dão ênfase a assuntos que integram a agenda de inovação do grande varejo farmacêutico, claramente inspirada nas melhores práticas internacionais do setor e de outros gigantes do varejo e da tecnologia.
“A ideia é que o congresso seja um elo de conexão entre empresas tradicionais e startups, players de saúde, tecnologia e outros segmentos”, acrescenta Barreto. Um dos exemplos dessa integração é a Arena de Ideias, que contempla 18 palestras e painéis de curta duração nos horários de almoço, mobilizando startups, consultorias e indústrias em três palcos para apresentações simultâneas – sob a curadoria do pesquisador do FGVcev e consultor Olegário Araújo.
Programação do primeiro dia
Logo no primeiro dia o Abrafarma Future Trends recebe um convidado internacional. O médico israelense Yossi Bahabon, um dos maiores estudiosos do mundo em transformação digital na saúde, propõe reflexões sobre a ciência e integração de dados a serviço de uma nova jornada do paciente. Na sequência, um debate reúne representantes do varejo farmacêutico e Irlau Machado, presidente do Grupo NotreDame Intermédica.
Na parte da tarde, os serviços de saúde dão o tom às discussões com direito à participação de dirigentes da Anvisa. Em pauta estará a importância das farmácias como polos de atenção primária no país, por meio da oferta de testes rápidos e vacinas. A agenda de painéis do dia se encerra com apresentação do consultor Andrea Iorio, especialista em liderança e cultura de transformação digital.
Em paralelo, a área de exposições apresenta os mais recentes lançamentos da indústria farmacêutica e de bens de consumo. Além disso, as sessões exclusivas do Encontre o Varejista permitem que as grandes redes de farmácias divulguem estratégias comerciais para atuais e potenciais fornecedores.
O Abrafarma Future Trends é um evento exclusivo para redes associadas à Abrafarma, parceiros do Business Club e seus convidados previamente aprovados. O acesso ao congresso não é aberto ao público.
-
Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, durante a abertura oficial do Future Trends - Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, durante a abertura oficial do Future Trends
-
Deusmar Queirós, Alexandre Mattar, Leandro Pereira, Marcelo Cançado e Sammy Birmarcker, membros do Conselho Diretivo da Abrafarma durante a abertura oficial do evento - Deusmar Queirós, Alexandre Mattar, Leandro Pereira, Marcelo Cançado e Sammy Birmarcker, membros do Conselho Diretivo da Abrafarma durante a abertura oficial do evento
-
Cerca de 5 mil empresários, executivos e dirigentes setoriais, incluindo os CEOs das 26 maiores redes de farmácias do país, participam do evento - Cerca de 5 mil empresários, executivos e dirigentes setoriais, incluindo os CEOs das 26 maiores redes de farmácias do país, participam do evento
-
Dr. Yossi Bahabon, médico em Israel e fundador da Clalit Health Services (CHS), ministrando a palestra “Uma janela para o futuro: Tendências com foco em saúde” - Dr. Yossi Bahabon, médico em Israel e fundador da Clalit Health Services (CHS), ministrando a palestra “Uma janela para o futuro: Tendências com foco em saúde”
-
Giovanni Oliveira (CEO da Farma Ventures), Monica Moreira (gerente de comunicação da RD) e Edmilson Varejão (CEO da Proffer) - Giovanni Oliveira (CEO da Farma Ventures), Monica Moreira (gerente de comunicação da RD) e Edmilson Varejão (CEO da Proffer)
-
Mayla Capana e força de vendas da Montafarma - Mayla Capana e força de vendas da Montafarma
-
Time da Althaia Regislene Freire (gerente distrital),Ricardo Ferrari (gerente de marketing), Flávia Nunes (coordenadora de vendas) e Janaina Bond (supervisora de vendas) - Time da Althaia Regislene Freire (gerente distrital),Ricardo Ferrari (gerente de marketing), Flávia Nunes (coordenadora de vendas) e Janaina Bond (supervisora de vendas)
-
Diretamente de Anápolis para o Abrafarma Future Trends, Thiago Rodrigues, Gabriela Neder, Darlan Ben-Hun e Osmar Cardillo, da Vitamedic - Diretamente de Anápolis para o Abrafarma Future Trends, Thiago Rodrigues, Gabriela Neder, Darlan Ben-Hun e Osmar Cardillo, da Vitamedic
-
Equipe de RX da Hypera Pharma com Gustavo Medina, Marcos Gabry, Anaisa Ferrari, Vinicius Milani e Vinicius Oliviera - Equipe de RX da Hypera Pharma com Gustavo Medina, Marcos Gabry, Anaisa Ferrari, Vinicius Milani e Vinicius Oliviera
-
Grupo NC e EMS, com Pedro Dias (inovação), Fernando Passeto (comercial -prescrição), Aline Mendonça (marketing) e Vandré Morada (Education Customer Success) - Grupo NC e EMS, com Pedro Dias (inovação), Fernando Passeto (comercial -prescrição), Aline Mendonça (marketing) e Vandré Morada (Education Customer Success)
-
A atenciosa equipe da Coty, Breno Polli (CFO), Luiz Ahualli (diretor comercial), Cibele Santos e Leandro Lima (diretor comercial) - A atenciosa equipe da Coty, Breno Polli (CFO), Luiz Ahualli (diretor comercial), Cibele Santos e Leandro Lima (diretor comercial)
-
Como em todas edições, profissionais da indústria e varejo compareceram em peso - Como em todas edições, profissionais da indústria e varejo compareceram em peso
-
Estreando no varejo farmacêutico, a Tramontina trouxe linhas de produtos de cutelaria e infantil apresentadas por Jeferson Bamberg e Kelly Messinger - Estreando no varejo farmacêutico, a Tramontina trouxe linhas de produtos de cutelaria e infantil apresentadas por Jeferson Bamberg e Kelly Messinger
-
O consultor Rogério Lima, a docente Teresa Zanon e Giovanni Oliveira (Farma Ventures) - O consultor Rogério Lima, a docente Teresa Zanon e Giovanni Oliveira (Farma Ventures)
-
Nesta manhã, dia 14, o Abrafarma Future Trends recebeu o ministro da Saude, Marcelo Queiroga, aqui com o CEO, Sergio Mena Barreto - Nesta manhã, dia 14, o Abrafarma Future Trends recebeu o ministro da Saude, Marcelo Queiroga, aqui com o CEO, Sergio Mena Barreto
-
Sergio Maeoka (Farmácias Nissei), Deusmar Queirós ( Farmácias Pague Menos), Walter Ihoshi (Junta Comercial), Serafim Branco (Abrafarma) e Geraldo Monteiro (consultor de varejo) - Sergio Maeoka (Farmácias Nissei), Deusmar Queirós ( Farmácias Pague Menos), Walter Ihoshi (Junta Comercial), Serafim Branco (Abrafarma) e Geraldo Monteiro (consultor de varejo)
-
Time do Grupo Tapajós prestigia o estande do Panorama Farmacêutico - Time do Grupo Tapajós prestigia o estande do Panorama Farmacêutico
-
Parte da equipe da Drogaria Moderna no Fórum de Alta Gestão - Parte da equipe da Drogaria Moderna no Fórum de Alta Gestão
-
Diretores do Grupo RD em almoço palestra sobre ESG - Diretores do Grupo RD em almoço palestra sobre ESG
-
Bruno Saleme (World Sync) e Fernando Ferreira (Grupo Tapajós) - Bruno Saleme (World Sync) e Fernando Ferreira (Grupo Tapajós)
-
Fabíola Lima, relações Institucionais do Ministério da Saude; Sandra Barros, secretária de ciência, tecnologia inovação e insumos do Ministério da Saúde; Serafim Branco Neto, assessor da presidência da Abrafarma - Fabíola Lima, relações Institucionais do Ministério da Saude; Sandra Barros, secretária de ciência, tecnologia inovação e insumos do Ministério da Saúde; Serafim Branco Neto, assessor da presidência da Abrafarma
-
Alexandre Mattar comemorou “overbooking” na apresentação da Farmácias Indiana à indústria - Alexandre Mattar comemorou “overbooking” na apresentação da Farmácias Indiana à indústria
-
Renilson Ferreira, gerente sênior de trade; Rodrigo Padilla, VP da P&G Health; e diretora de trade - Renilson Ferreira, gerente sênior de trade; Rodrigo Padilla, VP da P&G Health; e diretora de trade
-
Cassyano Correr, CEO da ClinicaRx e coordenador da Assistência Farmacêutica da Abrafarma; Dr. Chao Lung Wen, presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde; Carlos Papini, co-fundador e CEO do Conecta Médico; Walace Siffert, diretor comercial da Drogaria Venancio; e Renato Camargo, VP de marketing e relacionamento com cliente das Farmácias Pague Menos - Cassyano Correr, CEO da ClinicaRx e coordenador da Assistência Farmacêutica da Abrafarma; Dr. Chao Lung Wen, presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde; Carlos Papini, co-fundador e CEO do Conecta Médico; Walace Siffert, diretor comercial da Drogaria Venancio; e Renato Camargo, VP de marketing e relacionamento com cliente das Farmácias Pague Menos
-
Varejo farmacêutico reforçando conexões com as startups: Thábita Maganete (gerente de desenvolvimento de negócios da SleepUp), Sergio Mena Barreto (CEO da Abrafarma), Ruy Pires (gerente de contas da Gaslive) e Renata Bonaldi (CEO da SleepUp) - Varejo farmacêutico reforçando conexões com as startups: Thábita Maganete (gerente de desenvolvimento de negócios da SleepUp), Sergio Mena Barreto (CEO da Abrafarma), Ruy Pires (gerente de contas da Gaslive) e Renata Bonaldi (CEO da SleepUp)
-
Time Geolab com Alex de Souza (gerente nacional de vendas), Tamires Lemes (gerente de marketing) e Kal Rodrigues (diretor comercial) - Time Geolab com Alex de Souza (gerente nacional de vendas), Tamires Lemes (gerente de marketing) e Kal Rodrigues (diretor comercial)
-
Apresentação do Eduardo Pereira da A Nossa Drogaria - Apresentação do Eduardo Pereira da A Nossa Drogaria
-
Lucas Menezes, diretor de vendas da Funcional Health Tech; e Valdomiro Rodrigues, diretor vice-presidente da Febraec - Lucas Menezes, diretor de vendas da Funcional Health Tech; e Valdomiro Rodrigues, diretor vice-presidente da Febraec
-
Equipe Eurofarma: Marcelo Costa, Ricardo Damasceno, Dayane Lima, Lincoln Corrêa, Fábio Bressane, Gisele Franco, Aline Martins - Equipe Eurofarma: Marcelo Costa, Ricardo Damasceno, Dayane Lima, Lincoln Corrêa, Fábio Bressane, Gisele Franco, Aline Martins
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico