NRF aponta as principais tendências para o varejo em 2025
Evento aconteceu em Nova York (EUA) entre 12 e 14 de janeiro
por César Ferro em
e atualizado em
Entre 12 e 14 de janeiro, a cidade de Nova York (EUA) foi palco de discussão das principais tendências para o varejo em 2025, durante a feira NRF Retail’s Big Show. O evento, que chegou à sua 115ª edição, destacou os pontos de atenção mais importantes para os próximos anos. Dentre os principais destaques estão a tecnologia e a loja física como um espaço de experiência.
A tecnologia continuará sendo protagonista no varejo do futuro. Um dos principais atores desse processo será a inteligência artificial. Segundo a organização do evento, a IA será cada vez mais utilizada para melhorar recomendações personalizadas, além de fornecer assistência contínua ao consumidor. Por outro lado, a NRF destaca que os cuidados com a privacidade de dados devem ser redobrados.
Outro ponto ressaltado foi o advento das live shoppings, transmissões ao vivo para a venda de produtos. Na visão dos especialistas, elas ganharão ainda mais relevância por criar conexão entre as marcas e o consumidor.
Por unir a conveniência das compras online com um custo mais baixo do que estabelecer um e-commerce próprio, os marketplaces continuarão atraindo varejistas de pequeno e médio porte.
Outra tendência da NRF aponta que é necessário que o lojista invista na experiência de todos os envolvidos na jornada de compra, inclusive os colaboradores. Investir em cultura e capacitação garantirá um atendimento de qualidade elevada.
Na questão do atendimento, o evento aponta que é necessário se adequar à demanda do consumidor. Uma estratégia promissora, por exemplo é a de Just Walk Out, PDVs onde os clientes não precisem passar pelo caixa.
Os especialistas apontam que a loja física seguirá sendo uma protagonista, mas não sem passar por um “renascimento”, que contemple foco na promoção de experiências e em oportunidades como o retail media e o pagamento cashless por meio de dispositivos eletrônicos e aproximação.
“Com essas tendências que foram amplamente discutidas e destacadas durante a NRF, podemos seguir alinhados às mudanças que estão moldando o varejo”, comenta o CEO do Grupo IRRAH, César Baleco, que participou do congresso.
Graduado em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip), atua na produção diária de notícias e dos conteúdos das seções temáticas do portal
César Ferro possui 2904 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente
Este site utiliza cookies 🍪 para oferecer uma melhor experiência de navegação e leitura. Você pode revisar e ajustar suas preferências a qualquer momento acessando nossa política de privacidade.