Entre 12 e 14 de janeiro, a cidade de Nova York (EUA) foi palco de discussão das principais tendências para o varejo em 2025, durante a feira NRF Retail’s Big Show. O evento, que chegou à sua 115ª edição, destacou os pontos de atenção mais importantes para os próximos anos. Dentre os principais destaques estão a tecnologia e a loja física como um espaço de experiência.
As principais tendências para o varejo segundo a NRF
Tecnologia em foco
A tecnologia continuará sendo protagonista no varejo do futuro. Um dos principais atores desse processo será a inteligência artificial. Segundo a organização do evento, a IA será cada vez mais utilizada para melhorar recomendações personalizadas, além de fornecer assistência contínua ao consumidor. Por outro lado, a NRF destaca que os cuidados com a privacidade de dados devem ser redobrados.
Outro ponto ressaltado foi o advento das live shoppings, transmissões ao vivo para a venda de produtos. Na visão dos especialistas, elas ganharão ainda mais relevância por criar conexão entre as marcas e o consumidor.
Por unir a conveniência das compras online com um custo mais baixo do que estabelecer um e-commerce próprio, os marketplaces continuarão atraindo varejistas de pequeno e médio porte.
Experiências na loja física
Outra tendência da NRF aponta que é necessário que o lojista invista na experiência de todos os envolvidos na jornada de compra, inclusive os colaboradores. Investir em cultura e capacitação garantirá um atendimento de qualidade elevada.
Na questão do atendimento, o evento aponta que é necessário se adequar à demanda do consumidor. Uma estratégia promissora, por exemplo é a de Just Walk Out, PDVs onde os clientes não precisem passar pelo caixa.
Os especialistas apontam que a loja física seguirá sendo uma protagonista, mas não sem passar por um “renascimento”, que contemple foco na promoção de experiências e em oportunidades como o retail media e o pagamento cashless por meio de dispositivos eletrônicos e aproximação.
“Com essas tendências que foram amplamente discutidas e destacadas durante a NRF, podemos seguir alinhados às mudanças que estão moldando o varejo”, comenta o CEO do Grupo IRRAH, César Baleco, que participou do congresso.