Como elaborar estratégias de marketing para e-commerce
Conhecer detalhadamente os desejos do público consumidor é fator essencial para incentivar as vendas online


Ampliar tráfego e aumentar as conversões são estratégias de marketing para e-commerce que podem ser diferenciais para o sucesso do seu negócio. “Usar as ferramentas corretas, no momento adequado, com a mensagem ideal e o público-alvo bem delimitado, pode a ampliar a taxa de conversão das lojas online em até 30%”, afirma Felipe Rodrigues, CEO da plataforma Enviou.
Ele acrescenta que ter uma estratégia de marketing inteligente é fundamental, inclusive, para ajudar no desenvolvimento de consciência da marca e na fidelização de clientes. “Elas devem ser somadas às ferramentas de automação, para gerar resultados satisfatórios”, complementa.
Recursos de marketing para e-commerce
Três recursos de marketing para e-commerce são considerados ideais para incentivar o engajamento dos consumidores no ambiente virtual.
- Gatilhos personalizados – ajudam a criar o desejo de compra
- Recompra inteligente – avisos esporádicos que alertam o consumidor quando um produto de uso recorrente está próximo do fim
- Abandono de navegação – convida o consumidor a voltar à jornada de compra
- Abandono de carrinho – faz lembretes a respeito de compras não concretizadas
“Também é válido, por exemplo, fazer testes relacionados à comunicação com o cliente e avaliar as mensagens e ofertas mais aderentes à audiência”, acrescenta o CEO.
A promoção de upsell ou cross-sell dos produtos pode ser outra ação inteligente para conquistar clientes ou ampliar o tíquete médio das vendas. Da mesma forma, é interessante criar comunicações personalizadas, que transmitam ao cliente a sensação de exclusividade.
Processos adequados de coleta e interpretação de dados também são apontados como fundamentais para o desenvolvimento de ações efetivas. “Uma ideia que costuma gerar bons retornos é identificar regiões com grande concentração de clientes e criar ações especiais para essas localidades, além de programas de fidelidade que recompensem o cliente por sua preferência”, finaliza Rodrigues.