Uso do WMS impacta diretamente na eficiência do CD
Sistema pode ser utilizado para reduzir gastos e acelerar a movimentação de itens
por César Ferro em
A operação de um centro de distribuição (CD) farmacêutico deve ser dinâmica. Afinal, a ruptura é um dos maiores desafios que afligem o setor. Nesse contexto, o Warehouse Management System (WMS) surge como aliado das empresas em favor da eficiência operacional.
O sistema é utilizado para otimizar os processos dentro dessas estruturas, orientando o armazenamento, a movimentação, separação e expedição dos pedidos. Essas funcionalidades, em conjunto com soluções para o controle de inventário, garantem que o fluxo dos produtos seja mais fluido. “O sistema possibilita a rastreabilidade total da entrada até a saída do CD, o que facilita o planejamento das tarefas”, reforça Thales Coccatto, especialista de implantação da Procfit.
WMS traça radiografia da operação
O executivo compara o WMS a um aparelho de raio-X, mapeando o estoque e conferindo previsibilidade aos processos. O sistema fornece dados cruciais para a tomada de decisões que nortearão o crescimento da empresa.
A ferramenta também é escalável, podendo ser aplicada em CDs de diferentes portes e adaptada às necessidades do gestor. “Desde operações menores – que atendem ao cliente final via e-commerce – até grandes redes com alta volumetria, todos precisam de uma operação transparente e eficaz”, afirma.
Sistema reduz tempo e custos por meio de armazenamento inteligente
Em relação ao armazenamento, Coccato explica que o WMS utiliza a triagem do CD para determinar a melhor localização para o produto. O sistema oferece sugestões para a alocação de acordo com a cubagem e o tipo de SKU, o que minimiza erros e agiliza a coleta.
A ferramenta também indica o melhor posicionamento para as mercadorias com base nas curvas de rotatividade (A, B ou C), recomendando, por exemplo, que produtos de alta rotatividade – ou seja, curva A – sejam estocados próximos à expedição. “Essa solução maximiza a eficiência da separação e evita que haja ruptura na ponta”, declara.
Acompanhamento de dados permite mudanças em tempo real
Segundo o especialista, o WMS permite o acompanhamento da demanda em tempo real, viabilizando a estratégia intitulada dynamic slotting, que consiste em mover produtos sazonais ou com uma procura acima do normal para esses espaços privilegiados do CD. “Um armazenamento inteligente na entrada do produto é fundamental para otimizar toda a cadeia até a expedição”, reitera.
Mas para conseguir ter uma resposta veloz, é preciso estar com o inventário das mercadorias em dia. A Procfit permite que essa atividade seja feita de forma rotativa, o que possibilita correções rápidas, sem paralisar toda a operação.