Universidade Fecofar ganha protagonismo em 2026
Plataforma amplia acesso à capacitação profissional no varejo farmacêutico
por Gabriel Noronha em
A Universidade Fecofar, iniciativa de capacitação da Federação do Comércio Farmacêutico, completou quatro meses de atividades e já desponta como uma das principais plataformas de aprendizado do setor.
Desenvolvido a partir das demandas apresentadas pelos gestores dos PDVs associados à entidade, o projeto contempla mais de 50 pós-graduações e programas de MBA reconhecidos pelo MEC, com subsídios de até 50% para profissionais parceiros da instituição.
A Fecofar também conta com um acervo de cursos livres gratuitos desenvolvidos em parceria com as indústrias apoiadoras do projeto, voltados a funcionários e colaboradores não graduados. “Uma das especializações mais requisitadas envolve a formação de balconistas, concebida para qualificar profissionais recém-contratados pelo varejo farmacêutico”, acrescenta Willians Robles, diretor executivo do grupo.
Ao todo, mais de mil pessoas já se inscreveram na Universidade Fecofar, recebendo não apenas treinamento, mas também vouchers de incentivo após a conclusão das atividades.
Para aprovação, é necessário obter desempenho superior a 70% nas avaliações, que também tiveram o auxílio de gestores da indústria farmacêutica.
“Acreditamos que, mesmo com IAs, novas tecnologias e ferramentas de análise de dados, essenciais para a gestão de um PDV, são as pessoas que realmente fazem a diferença no dia a dia da operação. A capacitação das equipes é sempre o maior investimento que podemos fazer”, enaltece o executivo.
“Mais que uma plataforma de cursos, a Universidade Fecofar é um ecossistema de valor que une indústrias ao varejo com um único objetivo: gerar impacto real no PDV”, finaliza Robles.
Interessados em conhecer o projeto e se inscrever em alguns dos cursos podem conhecer todas as opções disponíveis no site oficial da plataforma.