Farma Conde projeta até 40% de alta com GLP-1 no iFood
Rede de farmácias leva canetas para o aplicativo de last mile com validação de receita por farmacêutico
por César Ferro em
A Farma Conde passou a comercializar análogos de GLP-1 pelo iFood, em um movimento que combina duas frentes de crescimento para a rede de farmácias: a expansão do canal digital e a ampliação das vendas de medicamentos dessa classe. Segundo Julian Gazzi, gestor multicanal da companhia, a parceria busca acelerar o crescimento digital, combinando a força da marca com o alcance da plataforma.
A comercialização segue as exigências sanitárias vigentes e está condicionada à apresentação e validação da receita médica. Conforme o fluxo divulgado pelo aplicativo, o cliente informa os dados da prescrição digital no próprio sistema, que são encaminhados à loja para análise e validação pelo farmacêutico responsável.
“Essa parceria amplia nosso alcance digital e facilita o acesso do consumidor, sem abrir mão dos controles necessários para a venda e a dispensação segura desses produtos”, comenta.
Farma Conde iniciou projeto-piloto em setembro
O projeto-piloto teve início em setembro, por meio da oferta de canetas em dez lojas da Farma Conde em São Paulo (SP). Em outubro, a operação foi ampliada para todas as unidades da rede habilitadas para vender pelo iFood.
Para o gestor, o projeto exigiu não apenas desenvolvimento tecnológico, como também um trabalho conjunto, com estudos, testes e validação de hipóteses. “O foco sempre foi garantir a segurança do consumidor, a viabilidade operacional e o cumprimento das normas”, assegura.
Nesse primeiro momento, a companhia não informou como os custos de desenvolvimento foram divididos entre as empresas. A iniciativa integra uma estratégia mais ampla de expansão do portfólio de medicamentos sob prescrição disponíveis na plataforma. Embora tenha sinalizado a intenção de incluir outras categorias, Gazzi não detalhou quais poderão ser contempladas.
Venda de GLP-1 pode elevar faturamento mensal em até 40%
As vendas da Farma Conde pelo iFood avançaram 98% em 2025. Para este ano, a expectativa é de incremento de 80%. “A venda de GLP-1 representa uma oportunidade adicional de crescimento, acompanhando uma categoria que avança rapidamente no varejo farmacêutico brasileiro”, reforça Gazzi.
A rede estima que a venda desses medicamentos possa elevar em 20% a 40% o faturamento mensal do canal.
Rede mantém parceria exclusiva com o iFood
Em março, a Farma Conde anunciou uma parceria estratégica com o iFood para operar com exclusividade no canal de vendas por aplicativos de last mile. O acordo também permite que as empresas desenvolvam ações conjuntas de divulgação e trade marketing.
“Além disso, nossa exposição na plataforma será impulsionada por meio do trabalho conjunto”, acrescenta o gerente de marketing Leandro Vaz. As empresas também trabalham na construção de acordos comerciais com a indústria farmacêutica.
“A tecnologia deve estar a serviço das pessoas, especialmente quando falamos de saúde. Nosso compromisso é acompanhar a evolução do mercado e oferecer cada vez mais comodidade aos nossos clientes, sem abrir mão da segurança, da orientação farmacêutica e do cuidado responsável. A inovação só faz sentido quando contribui para melhorar a vida das pessoas”, destaca Claudia Conde, farmacêutica e fundadora da Farma Conde.