Confiança na informação é o principal atrativo para o consumidor
Pesquisa reforça o avanço do comportamento omnichannel
por Gabriel Noronha em
A pesquisa Tendência dos Consumidores, realizada pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, concluiu que a confiança na informação disponibilizada por fabricantes e varejistas é um dos pilares do processo de compra.
De acordo com 4 mil entrevistados, essa busca por conhecimento ajudou a consolidar e expandir a jornada omnichannel, já que o público percebe cada vez menos fronteiras entre os canais físicos e digitais.
O levantamento mostra que 61% dos consumidores buscam dados sobre o item desejado na embalagem. Já 56% recorrem ao site do fabricante, enquanto 36% utilizam sites ou aplicativos de lojas e marketplaces, 33% leem QR Codes ou códigos de barras e 31% consultam redes sociais.
Na visão da entidade, esses resultados consolidam um comportamento mais flexível, no qual o consumidor escolhe onde comprar de acordo com a necessidade e a conveniência, valorizando indicadores de qualidade independentemente do canal consultado.
“Construímos confiança ao oferecer dados precisos, padronizados e íntegros, pois é a partir deles que o consumidor exerce seu verdadeiro poder de escolha. Informação íntegra gera confiança e a padronização a sustenta”, afirma João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.
Busca por informação é tendência de mercado
A pesquisa também registrou os principais desejos dos consumidores para compras futuras e comparou as respostas com os resultados dos dois últimos anos.
- Aplicativos de produtos – Capazes de escanear códigos de barras e acessar informações adicionais sobre os itens
- Terminais inteligentes – Totens que fornecem informações detalhadas sobre origem, descarte e outros detalhes dos produtos
- Compras fracionadas – Aquisição a granel, por unidade ou por quilo
- Identificação automática – Retirada da mercadoria com registro e pagamento sem contato
- Self-checkout – Realização do registro e pagamento dos produtos, sem atendente
O que os consumidores desejam para as compras futuras
