O Laboratório Farmacêutico A2F deu início ao recrutamento de 250 representantes de vendas. O objetivo é chegar a 50 mil farmácias em território nacional, com atendimento direto e logística via distribuidor. A meta da empresa, especializada em nutracêuticos e suplementos alimentares, é ter a equipe completa até junho de 2023 e reforçar a presença dos produtos das marcas Eurofito e Geovit nos PDVs.
“Com uma equipe de vendas própria, conseguimos fortalecer nossa presença junto às farmácias e evidenciar nossas duas marcas”, afirma o sócio-diretor Luiz Bernardo. Segundo ele, com as contratações, a companhia prevê um aumento de 60% no faturamento no próximo ano, sustentado por cerca de 130 novos SKUs.
Representantes de vendas como agregadores de conhecimento
Atualmente, os produtos da A2F estão presentes em 21,5 mil CNPJs espalhados pelo Brasil, por meio de distribuidoras. A ideia de manter uma equipe própria de representantes comerciais é poder apresentar o portfólio do laboratório diretamente na farmácia, com foco nos balconistas e farmacêuticos.
Para o executivo, a venda de suplementos é um processo com elevado teor técnico. “Isso exige uma constante capacitação dos profissionais, para que eles possam replicar todo esse aprendizado sobre os produtos para as equipes de balcão”, ressalta.
O plano é formar as gerências distritais pelo Brasil e seguir com a contratação de cerca de dez a 12 representantes para cada gerente. Os interessados podem enviar o currículo para o e-mail recruta@a2f.ind.br
Lançamentos e reestilização de marca
Com 36 SKUs, a linha Geovit é composta por produtos premium. Suas fórmulas são constituídas por ativos que seguem as tendências e inovações mais recentes do mercado. Exemplo disso foi o lançamento do Estomakler, suplemento alimentar em pó 2 em 1, que combina antiácido com protetor hepático.
Além de colágenos e efervescentes, a linha tem entre os carros-chefes a acetilcisteína. Trata-se de um suplemento alimentar em forma de pó e xarope, que atua como expectorante e mucolítico e teve uma explosão de vendas no início do ano, impulsionada pela variante ômicron da Covid-19. A acetilcisteína colocou o A2F como o sétimo maior laboratório na venda de unidades de novos produtos, segundo a IQVIA.
“Fomos a primeira indústria a disponibilizar a acetilcisteína como suplemento alimentar. Aproveitamos uma oportunidade em que a molécula estava em falta no mercado e conseguimos atender essa carência, em uma movimentação inovadora para indústria de suplementos”, ressalta Bernardo.
Já a Eurofito apresenta uma proposta low price, composta por multivitamínicos e ômegas. Com 50 SKUs, a marca está passando por um processo de reestilização de layout de embalagem.
Visão 360º
O Grupo A2F conta com laboratório magistral, indústria de suplementos alimentares e cosméticos, varejo tradicional e online e a Hojji, empresa de nutrição funcional voltada para venda porta-a-porta. “Essa estrutura permite uma ampla visão do mercado, acelerando processos e antecipando tendências e oportunidades”, conclui Bernardo.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico