Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

A2F triplicará investimento em suplementos alimentares

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

suplementos alimentares

A A2F Indústria Farmacêutica prevê triplicar neste ano os investimentos em sua planta em Ourinhos (SP), para ampliar a produção de suplementos alimentares e vitamínicos. A fabricante planeja ampliar a capacidade fabril em 60%, além de adquirir novos maquinários. A expansão territorial também está no radar.

Segundo o diretor comercial Luiz Cesar Bernardo, a companhia projeta lançar 70 novos produtos. “Nosso objetivo é criar um SKU por dia até 2023”, ressalta. A A2F apresentou um crescimento de 38% no ano passado e espera dobrar o faturamento em 2022. Só neste primeiro trimestre, a empresa já superou o resultado inteiro de 2021, fruto das vendas de produtos como a acetilcisteína.

“Trata-se de um suplemento alimentar em forma de xarope e sachês, que atua como broncodilatador e teve uma explosão de vendas impulsionada nesses primeiros meses do ano, em função da variante ômicron”, explica Bernardo.

Os produtos da A2F estão presentes em 26 mil farmácias, especialmente das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Agora, a fabricante está ampliando a equipe comercial para aprimorar o atendimento aos estados do Norte e Nordeste.

Diversificação do portfólio de suplementos alimentares

A empresa traçou a ambiciosa meta de ser uma das melhores fábricas de terceirização de suplementos alimentares do Brasil, com o menor lead time do mercado. Atualmente, o processo de concepção de uma nova marca gira em torno de apenas 60 dias.

“Para sustentar essa missão, reforçamos o investimento na diversificação do portfólio e estamos aptos a produzir variados formatos, como comprimidos revestidos, cápsulas, gomas, efervescentes, chá, pó, sachê e líquidos”, comenta Bernardo. Os efervescentes estão entre as apostas da companhia, de olho no potencial do mercado de vitamina C aliado à escassez de fornecedores.

70 novos suplementos alimentares e vitamínicos

MemoryNo primeiro quadrimestre, a A2F já colocou no mercado 20 novas apresentações, entre eles quatro produtos – o suplemento alimentar Flexaliv; o Cartifour, voltado para problemas de articulação; o Green Rex, primeiro energético em cápsulas do mercado; e o Memory-On, que estimula o foco, a cognição e a memória a partir de uma formulação exclusiva.

Este último lançamento, aliás, vai ao encontro da expansão do mercado de nootrópicos, que registrou evolução de 80% em vendas de 2017 a 2021, movimentando R$ 50 milhões no varejo farmacêutico.

 

suplementos alimentares Já o Green Rex, o mais recente lançamento, conta com uma formulação inédita composta por cafeína, taurina e arginina em cápsulas veganas. O energético fornece mais disposição para o dia a dia e amplia o poder de foco e concentração. A estratégia para a comunicação da marca foi a criação de um personagem, o Green, um dinossauro vegano que promete acabar com a preguiça e indisposição de qualquer consumidor.

Os produtos também estão disponíveis para marcas terceirizadas, tanto para distribuidores como também para varejistas. A companhia trabalha com marcas exclusivas e terceirizações de marcas próprias, entre as quais a +VITA, da Drogaria Coop; e a Suplementare, do Grupo DPSP, totalizando um portfólio de mais de 670 marcas. “Desenvolvemos ainda um produto para bariátricos com exclusividade para a RaiaDrogasil”, acrescenta o diretor.

No segmento de marcas próprias, outra recente novidade foi a melatonina, uma rápida resposta à inclusão do nutriente na lista de ingredientes para suplementos alimentares, aprovada pela Anvisa. “Todos os itens de marca própria representam uma vitrine para os clientes ampliarem o portfólio terceirizado e atenderem a demanda dos consumidores com mais agilidade”, acredita Bernardo.

Novos nichos e fábrica sustentável

Para expandir sua área de atuação, a A2F adquiriu a fábrica de cosméticos Lodora, o que permitirá estrear em uma nova categoria, como a de pomadas para dor e para articulação. Em 2020, criou a Hojji, empresa multinível com uma vertente vegana, voltada para venda porta-a-porta e via e-commerce, que conta com 47 itens no portfólio.

Com a nova planta, a A2F também enfatiza seu compromisso com a sustentabilidade. A fábrica funciona 100% à base de energia solar e deve lançar ainda este ano uma linha de suplementos com plásticos biodegradáveis, inédita no mercado.

Farmácias interessadas em saber mais detalhes sobre o laboratório podem contatá-lo pelo telefone (14) 99688-2220 (WhatsApp) e e-mail comercial@a2f.ind.br ou acessar o site www.a2findustria.com.br.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress