O maior canal de informação do setor

Abradilan quer qualificar atacado e varejo com ciência de dados

1.256

Jony Sousa - Abradilan Abradilan – Os primeiros dias à frente da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) foram de intenso planejamento para Jony Anderson Tavares de Sousa. E o novo presidente do Conselho Diretivo da entidade, que assumiu o cargo no último dia 9 de junho, já elegeu a ciência de dados como um dos pilares da gestão. O intuito é dar mais subsídios e conhecimento para as distribuidoras de medicamentos, mas também qualificar o varejo farmacêutico regional.

O dirigente, que também é diretor da carioca Emefarma, destacou alguns de seus planos em entrevista exclusiva para o Panorama Farmacêutico.

Projeção em números

A entidade projeta manter o crescimento de dois dígitos do ano passado. As 141 empresas associadas ampliaram o faturamento em 17% na comparação com 2019, contra 12,5% de todo o setor. “Os distribuidores regionais estão acompanhando a velocidade de adaptação exigida pelo canal farma, que vem convivendo com expressivas alterações no mix e no perfil dos consumidores”, comenta.

Gestão por indicadores

Os chamados Indicadores de Gestão Abradilan (IGA) são considerados a plataforma-chave da entidade para este ano. Até o momento, 61 empresas já aderiram ao projeto, cujo objetivo é fazer com que o atacado farmacêutico tenha uma espécie de “bússola qualitativa” para sustentar as tomadas de decisões. “Isso tem trazido ganhos excelentes, sobretudo quando se identifica o que é preciso melhorar, como está a produtividade ou a inadimplência, quais são os custos versus o faturamento da empresa. Temos em mãos informações valiosas, que se tornam ótimas referências para aprimorar relacionamento com todos os stakeholders”, acredita.

Programa de desenvolvimento

A associação também dará continuidade ao programa de desenvolvimento lançado como piloto no ano passado, que consiste em cursos online gratuitos e extensivos também a gestores de farmácias associativistas e independentes. “O primeiro treinamento teve duração de dois meses e orientou os participantes sobre tributação e estratégia de precificação de produtos no atacado”, pontua. O segundo módulo deve ser oficializado ainda neste terceiro trimestre. “Em um ano, esperamos capacitar mais de 1 mil profissionais ligados ao segmento”, prevê.

Novo planejamento estratégico

Sousa conduzirá ainda a renovação do planejamento estratégico da Abradilan, com foco em um programa de compliance. A iniciativa contempla a criação de um comitê de ética formado pelos associados e um código de conduta. Também será implementado um canal de reclamações para reportar eventuais violações dessas políticas. “Mais do que enfatizar nossa posição de protagonismo, queremos reforçar a segurança dos dados corporativos, face à nova LGPD, e as boas práticas anticoncorrenciais”, conclui.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/startups-levam-tecnologia-para-farmacias-com-apoio-da-farma-ventures/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação