A Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad), que reúne hoje a Melhor Compra, Soma Drogarias, Universal Farma, Multifarma, Small Farma, Usifarma, Ellomais, Facilite, Supermais, Farmacerta, Redemed, Preço Justo e Acofarma, tem muito o que comemorar neste ano, com o aumento de associadas e parcerias comerciais que alavancaram a passos largos os negócios e tornam a meta de 4 mil PDVs até o final de dezembro cada vez mais próxima.
No trimestre de maio a julho, as vendas da Abrafad cresceram 7,1% em valores, comparativamente ao trimestre anterior (fevereiro a abril), totalizando mais de R$ 821 milhões, conforme dados da IQVIA, demonstrando cada vez mais a consolidação do Grupo Abrafad e do associativismo no mercado. O segmento continua na vanguarda como o de maior crescimento, com expansão muito superior às redes de farmácias e farmácias independentes, grande oportunidade para as indústrias, distribuidores e prestadores de serviço que buscam aumento de market share.
Em unidades, no trimestre de maio a junho, foram 48 milhões, crescimento 4,7% maior do que os três meses anteriores. “Isso nos mostra que a organização do varejo independente em grupos associativos reúne forças para se tornarem mais competitivos, suportados por modelos de gestão eficientes, ferramentas tecnológicas acessíveis e indicadores de desempenho, que fazem muita diferença para quem busca o empreendedorismo”, diz Nílson Ribeiro, diretor-executivo da Abrafad.
Quando analisados os resultados acumulados e todos os projetos que conduzirão as ações estratégicas da Abrafad, as perspectivas são muito mais animadoras, como o cuidado no gerenciamento confiável das informações, a Plataforma de Treinamento e Comunicação – Academia Abrafad, o módulo inteligente de gerenciamento das negociações e do pedido, para um trabalho centralizado, administrado e produtivo, novos entrantes em andamento e a união dos associados na incessante busca por resultados sustentáveis.
Os números, a cobertura e as possibilidades de negócios serão sempre crescentes, como aponta Ribeiro. “Já nos orgulhamos em falar hoje de uma Abrafad com mais de 3,6 mil PDVs, vendas reais acima de R$ 3,2 bilhões, market share que deverá se aproximar dos 2,5% em dezembro e presença em mais de 20 Estados da federação”, argumenta o diretor.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/hilab-fideliza-farmacia-com-tecnologia-e-laudos/