Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

ABS cresce com plataformas digitais para farmácias independentes

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

ABS cresce com plataformas digitais para farmácias independentesA criação de um departamento exclusivo de trade marketing, no segundo semestre do ano passado, foi o primeiro passo de um amplo processo de transformação na ABS Farma. A distribuidora encontrou nas plataformas digitais a saída para sustentar sua rede de relacionamento com as farmácias independentes e atenuar as barreiras impostas pela pandemia.

O grupo iniciou operações em 1998 na cidade de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, a 400 quilômetros do Recife. Hoje reúne uma carteira de clientes superior a 2 mil farmácias em seis estados. “O atendimento ao pequeno varejo está no nosso DNA, mas a Covid-19 impôs desafios extras para a interação com esse segmento”, admite o diretor administrativo Anderson Barros.

Ao lado do irmão e sócio Alysson Barros, o executivo decidiu investir na tecnologia para reter os clientes. Apostou em um contrato com a Nexfar que viabilizou a implementação de um portal de ­­e-commerce e um aplicativo de compras, com disponibilidade para aquisição de mais de 3,5 mil SKUs, entre medicamentos genéricos e similares, suplementos e cosméticos. “Isso tornou possível a negociação remota com os fornecedores e o controle online dos pedidos por parte das farmácias, além de facilitar parcelamentos via cartão de crédito”, ressalta.

O passo seguinte foi idealizar um programa de incentivo voltado aos balconistas, que culminou com a criação de um Portal de Prêmios baseado em uma moeda virtual. O software, acessível via smartphone, permite o acúmulo de créditos e a troca por produtos e serviços em estabelecimentos comerciais parceiros. “O atendente é o grande agente de vendas e sentíamos que ele dependia desse estímulo especialmente em um cenário de incertezas”, avalia. A iniciativa já conta com a adesão de mais de 1,8 mil profissionais do PDV.

Para o segundo semestre, a intenção é colocar em prática uma ferramenta de inteligência artificial, com direito a assistente virtual. “A ciência dos dados é um ativo preponderante para dar sobrevida aos negócios, principalmente diante de um mercado farmacêutico pulverizado e em viés de expansão”, acredita.

Origem e expansão geográfica

Antonio Barros Silva, pai de Anderson e presidente do grupo, fundou a empresa inicialmente com foco no segmento hospitalar. Mas a compra por farmácias surgiu como uma demanda natural. “Em menos de um ano, já tínhamos clientes além de Pernambuco. Nossa presença no centro geográfico do Nordeste revelou-se estratégica, ao facilitar a entrega para outros estados, muitos dos quais a apenas 40 minutos de distância”, comenta Anderson Barros.

Sua matriz reúne, em 12 mil m², um centro de distribuição, um escritório comercial e uma central de compras que atendem 100% dos municípios pernambucanos, além da Bahia e do Piauí. A ABS ainda abriu um CD em Olho D’Água do Casado (AL), como uma filial da Grande Rio Distribuidora,  para absorver a demanda em Alagoas e Sergipe. E, desde o ano passado, estendeu seu raio de atuação por meio de um complexo logístico em Castanhal, no Pará.

A localização privilegiada também serviu de atrativo para indústrias farmacêuticas dispostas a ganhar terreno no Nordeste. “Atualmente trabalhamos com 103 fabricantes e, em alguns casos, negociamos acordos exclusivos de distribuição”, destaca.

ABS FARMA
Fundação: 1998 em Serra Talhada (PE)
Operação: Três CDs em Castanhal (PA), Olho D’Água do Casado (AL) e Serra Talhada (PE)
Número de clientes: mais de 2 mil farmácias independentes nos estados de Alagoas, Bahia, Pará, Pernambuco, Piauí e Sergipe
Número de indústrias parceiras: 103
Número de SKUs: mais de 3,5 mil

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/05/31/dsg-compra-franquia-de-farmacias-e-chega-a-mil-pdvs/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress