No próximo dia 17, os estudantes de farmácia da UFMG participarão de uma ação social durante o Domingo no Campus. A ação Farmácia do Bem-Estar: Práticas Naturais, Integrativas e Clínica Farmacêutica convoca voluntários. O evento tem organização de Isabella Albuquerque, do Versão Holistica.
Durante o dia, os estudantes são convidados a auxiliar nas atividades, além de, nos dias que antecedem o evento, ajudar na estruturação dos espaços.
A UFMG dará um certificado de horas aos voluntários. Para se participar da iniciativa, basta entrar em contato por aqui.
Estudantes de farmácia terão insights sobre tratamentos naturais
Na agenda para estudantes de farmácia estão previstas várias práticas naturais. Quatro tendas planejadas servirão de palco para bate-papos, sessões de aromaterapia, exercícios de relaxamento e jogos.
Confira a programação
- Tenda 1: Orientações farmacêuticas sobre atuação clínica, com foco em anamnese sucinta
- Tenda 2: Orientações sobre aromaterapia, massagens nas mãos, conscientização do uso dos óleos essenciais
- Tenda 3: Estação de relaxamento
- Tenda 4: Jogos, histórias pessoais, vivência e workshops
Faculdade criou teste acessível de Covid-19
A UFMG tem um histórico de atuação farmacêutica muito importante. No fim de 2022, a universidade criou um teste de Covid-19 com um custo inferior a R$ 1.O produto utiliza apenas insumos nacionais.
Idealizado e coordenado pelos professores Rodolfo Giunchetti, do Laboratório de Biologia das Interações Celulares (LABIC), no Departamento de Morfologia da UFMG, Ronaldo Nagem (Departamento de Bioquímica da UFMG) e Alexsandro Galdino (Universidade Federal de São João del-Rei), o projeto atua desde 2020 na concepção de testes sorológicos – teste rápido e teste Elisa – para diagnóstico do coronavírus.
O laboratório patenteou a tecnologia desenvolvida para os testes e buscava a formalização de uma parceria com empresa privada interessada.
O projeto contou com recursos da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), que viabilizaram a aquisição de equipamentos e insumos, além do custeio de bolsa de pesquisa.
A Companhia aportou R$ 750 mil na iniciativa e, como contrapartida, tem participação na propriedade intelectual.