O acetato de hidrocortisona é utilizado para tratar uma variedade de condições da pele, tais como eczema, dermatite, alergias e erupções cutâneas. O medicamento é um corticosteroide leve, que reduz o inchaço, a coceira e a vermelhidão que podem ocorrer nesses tipos de condições.
Como usar o acetato de hidrocortisona?
Em forma de pomada, o medicamento deve ser usado apenas na pele. No entanto, não deve ser aplicado no rosto, virilha ou axilas, a menos que haja uma orientação específica de um profissional médico.
Antes de tudo, a recomendação é lavar e secar as mãos antes de iniciar a aplicação do produto. A área afetada também deve ser higienizada. É importante esfregar suavemente a região, geralmente 2 a 4 vezes ao dia.
Não enfaixe, cubra ou enrole a área afetada, a menos que seja orientado pelo seu médico. Se usado na área da fralda em uma criança, não utilize fraldas apertadas ou calças de plástico.
Após a aplicação do medicamento, lave bem as mãos. Evite colocar o produto nos olhos, nariz ou boca. Caso isso ocorra, lave a região com bastante água.
Atenção: o acetato de hidrocortisona deve ser utilizado apenas para a condição para a qual ele foi prescrito. Não utilize por mais tempo do que o receitado pelo médico. Informe o profissional caso a condição persistir ou piorar após duas semanas.
Efeitos colaterais do acetato de hidrocortisona
Entre os possíveis efeitos colaterais estão a ardência, queimação, irritação, secura ou vermelhidão no local da aplicação. Também há possibilidade de aparecer acne, crescimento excessivo de pelos, foliculite, descoloração da pele ou estrias. Se algum desses efeitos persistir ou piorar, informe imediatamente o médico ou farmacêutico.
Uma reação alérgica muito grave a este medicamento é rara. No entanto, procure ajuda médica imediatamente se notar quaisquer sintomas incluindo erupção cutânea, comichão /inchaço (especialmente da face/ língua /garganta), tonturas graves, dificuldade em respirar.
Precauções
Antes de usar o acetato de hidrocortisona, informe o seu médico ou farmacêutico se for alérgico a ele ou a outros corticosteroides (como prednisona ou triancinolona); ou se tiver outras alergias.
Não use se houver uma infecção ou ferida na área a ser tratada. As infecções de pele podem piorar quando este medicamento é aplicado. Notifique o seu médico imediatamente se a vermelhidão, inchaço ou irritação não melhorarem.
As crianças podem ser mais sensíveis aos efeitos do excesso de medicação com corticosteroides.
Durante a gravidez, este medicamento deve ser usado apenas quando claramente necessário.
Não se sabe se este medicamento passa para o leite materno quando aplicado na pele. Medicamentos semelhantes passam para o leite materno quando tomados por via oral. Consulte o seu médico antes de amamentar.
Dose perdida
Se você esquecer de aplicar uma dose, faça quando se lembrar. Se estiver próximo da hora da próxima aplicação, pule e faça a aplicação no horário regular. Não duplique a dose para recuperar o atraso.
Armazenamento
Armazene em temperatura ambiente longe de luz e umidade. Evite o congelamento. Não guarde no banheiro.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico