De olho no segmento de beleza, a Advent, uma das maiores empresas globais de investimentos em private equity, anunciou nesta quarta-feira, dia 28, a conclusão da compra do controle da mineira Skala Cosméticos, que tem faturamento de cerca de R$ 1 bilhão por ano. A informações são da Bloomberg e, de acordo com a reportagem, o valor do negócio não foi divulgado.
Segundo Rafael Patury, managing director do escritório da Advent em São Paulo, o investimento na Skala vem do fundo de US$ 2 bilhões administrado pela Advent dedicado a investimentos na América Latina, o LAPEF VII. Os recursos serão usados para expandir a capacidade de produção da Skala e a rede de distribuição, bem como aumentar a presença da marca em mercados internacionais.
Quarta maior empresa de beleza do país
Com uma fábrica em Uberaba, no chamado Triângulo Mineiro, a Skala se apresenta como a quarta maior marca de haircare do Brasil, atrás de Seda (Unilever), Pantene (P&G) e Elseve (L’Oreal), e uma das líderes na categoria de máscara de tratamento, com exportação para mais de 40 países, destacando-se no segmento de produtos de preço mais acessível. A empresa, fundada em 1986, tem 1.400 funcionários.
Para o cargo de CEO da Skala foi nomeado Cyro Gazola, executivo com experiência no setor de bens de consumo brasileiro e internacional (incluindo 22 anos na Procter & Gamble) e ex-CEO da Caloi. Ele também presidiu a operação da Mondelez no Brasil. Antonio Sousa, que liderou a Skala como CEO pelos últimos 8 anos, continuará como acionista.
Expansão
Sob o controle da Advent, a Skala vai manter sua unidade e centro de distribuição em Uberaba. A fábrica ainda deve receber investimento para um aumento da capacidade industrial. A Skala exporta hoje para países da América Latina, Europa, EUA e Oriente Médio.