Agilidade nas respostas potencializa conversão de leads
Estudo aponta que retorno ao cliente em até cinco minutos aumenta em 21 vezes possibilidade de fechar negócio


Conversão de leads, definitivamente, não combina com espera excessiva do cliente. Em um mercado farmacêutico com competição acirrada, a agilidade nas respostas e nos atendimentos deixou de ser diferencial para se tornar mandatória. E estudos mostram o poder da interação de qualidade.
Segundo dados do InsideSales, as chances de conversão nos primeiros cinco minutos após o contato são 21 vezes maiores do que 30 minutos depois da primeira conversa. E não pense que a demora precisa ser grande para as possibilidades caírem. O mesmo estudo destaca que a probabilidade de fechamento das vendas diminui quatro vezes após cinco a dez minutos.
A HubSpot também realizou uma pesquisa sobre tema, indicando que 78% dos compradores dão preferência às empresas que respondem com mais celeridade suas dúvidas e demandas.
“Esse dado revela uma grande oportunidade para as companhias que desejam se destacar no mercado. Muito além de uma conversão, o que está em jogo é o compromisso genuíno com a jornada de excelência do cliente”, opina o CEO da Poli Digital, Alberto Filho.
Automação e treinamento facilitam conversão de leads
O executivo também indica a automação como o caminho para garantir a agilidade nas respostas e a conversão de leads. “Ferramentas tecnológicas podem ser configuradas para enviar mensagens automáticas assim que o usuário acionar a marca, garantindo que ele saiba imediatamente que sua solicitação foi recebida e está sendo processada”, afirma.
Mas o fator humano também deve ser considerado. “Um time bem preparado entende a importância da rapidez e sabe como lidar com diferentes tipos de demandas sem comprometer a qualidade do atendimento”, comenta.
Por último, o especialista afirma que é preciso estabelecer uma ponte de contato com os consumidores para entender seu nível de satisfação. “É essencial buscar o feedback contínuo sobre os tempos de resposta e a experiência do cliente. Avaliar regularmente esses indicadores ajudará a empresa a identificar pontos fracos e implementar melhorias constantes no processo”, finaliza.