Agilidade nas respostas potencializa conversão de leads
Estudo aponta que retorno ao cliente em até cinco minutos
aumenta em 21 vezes possibilidade de fechar negócio
por César Ferro em
e atualizado em


Conversão de leads, definitivamente, não combina com espera excessiva do cliente. Em um mercado farmacêutico com competição acirrada, a agilidade nas respostas e nos atendimentos deixou de ser diferencial para se tornar mandatória. E estudos mostram o poder da interação de qualidade.
Segundo dados do InsideSales, as chances de conversão nos primeiros cinco minutos após o contato são 21 vezes maiores do que 30 minutos depois da primeira conversa. E não pense que a demora precisa ser grande para as possibilidades caírem. O mesmo estudo destaca que a probabilidade de fechamento das vendas diminui quatro vezes após cinco a dez minutos.
A HubSpot também realizou uma pesquisa sobre tema, indicando que 78% dos compradores dão preferência às empresas que respondem com mais celeridade suas dúvidas e demandas.
“Esse dado revela uma grande oportunidade para as companhias que desejam se destacar no mercado. Muito além de uma conversão, o que está em jogo é o compromisso genuíno com a jornada de excelência do cliente”, opina o CEO da Poli Digital, Alberto Filho.
Automação e treinamento facilitam conversão de leads
O executivo também indica a automação como o caminho para garantir a agilidade nas respostas e a conversão de leads. “Ferramentas tecnológicas podem ser configuradas para enviar mensagens automáticas assim que o usuário acionar a marca, garantindo que ele saiba imediatamente que sua solicitação foi recebida e está sendo processada”, afirma.
Mas o fator humano também deve ser considerado. “Um time bem preparado entende a importância da rapidez e sabe como lidar com diferentes tipos de demandas sem comprometer a qualidade do atendimento”, comenta.
Por último, o especialista afirma que é preciso estabelecer uma ponte de contato com os consumidores para entender seu nível de satisfação. “É essencial buscar o feedback contínuo sobre os tempos de resposta e a experiência do cliente. Avaliar regularmente esses indicadores ajudará a empresa a identificar pontos fracos e implementar melhorias constantes no processo”, finaliza.