Se antes o consumidor desejava apenas ser bem recebido na farmรกcia, hoje o atendimento multicanal tornou-se a mais nova demanda. Segundo a pesquisa Omnicanalidade no Brasil, realizada pela Bornlogic e Opinion Box, nove em cada dez shoppers esperam ser alvos dessa abordagem por parte das redes de varejo.
O estudo entrevistou 2.150 pessoas acima de 16 anos, de distintas localidades do Brasil, classes sociais e que haviam realizado ao menos uma compra online nos 12 meses que antecederam a entrevista. โTornou-se mandatรณria a presenรงa das marcas em mรบltiplos canais, permitindo que o consumidor construa a melhor jornada de compra da maneira e no momento que mais lhe convierโ, analisa o diretor de marcas e parcerias da consultoria Uappi, Hygor Roque.
A pesquisa aponta tambรฉm que 77% dos consumidores jรก fizeram compras em mais de um canal de vendas de uma mesma empresa. Do total de respondentes, 57% relataram que um vendedor utilizou diferentes canais para solucionar algum entrave na operaรงรฃo. Por fim, o WhatsApp desponta como o meio preferido dos shoppers, com 58% das respostas.
Atendimento multicanal nรฃo รฉ รบnica demanda do consumidor
Mas nรฃo pense que basta ter uma loja fรญsica e um e-commerce que todos os anseios do cliente estarรฃo atendidos. ร importante que o atendimento multicanal seja tambรฉm rรกpido. No estudo, 71% dos entrevistados responderam que, quando precisam de um atendimento, desejam que ele seja imediato, tanto em uma loja fรญsica como em alguma plataforma virtual.
Alรฉm disso, outra preferรชncia รฉ a personalizaรงรฃo no trato com a equipe de atendimento. Para 53% dos respondentes, a jornada de compra รฉ mais amigรกvel quando os vendedores conhecem suas preferรชncias de consumo.
Integrar atendimento tem seus entravesย
Entretanto, nรฃo รฉ fรกcil garantir que a experiรชncia do consumidor seja similar nos ambientes fรญsico e digital. โFazer com que todas as tecnologias e canais trabalhem em sinergia รฉ um dos grandes obstรกculos das empresas hojeโ, destaca Roque.
Outro especialista que concorda com esse ponto de vista รฉ Felipe Castanheira, diretor do Cosmos Pro, plataforma da Procfit. Ele tambรฉm faz seu alerta sobre a omnicanalidade nas farmรกcias. โSe eu nรฃo oferecer uma jornada sem fricรงรฃo, qual a chance de o consumidor utilizar essa tecnologia novamente, ainda mais no varejo farmacรชutico, que conta com um nรบmero elevado de clientes idosos?โ, alerta.
Mas o executivo pondera que o setor nรฃo deve jogar a toalha. โQuando nรฃo se oferecem esses tipos de comodidades, o consumidor passa a ter um olhar mais enviesado, questionando se a empresa realmente รฉ inovadoraโ, pondera.