Tendรชncias e Notรญcias da Indรบstria Farmacรชutica

Nove em cada dez shoppers esperam atendimento multicanal

Pesquisa da Opinion Box e Bornlogic mostra demanda por omnicanalidade nas farmรกcias

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ATENDIMENTO MULTICANALAtendimento, orientaรงรฃo empresarial, farmรกcia
Foto: Freepik

Se antes o consumidor desejava apenas ser bem recebido na farmรกcia, hoje o atendimento multicanal tornou-se a mais nova demanda. Segundo a pesquisa Omnicanalidade no Brasil, realizada pela Bornlogic e Opinion Box, nove em cada dez shoppers esperam ser alvos dessa abordagem por parte das redes de varejo.

O estudo entrevistou 2.150 pessoas acima de 16 anos, de distintas localidades do Brasil, classes sociais e que haviam realizado ao menos uma compra online nos 12 meses que antecederam a entrevista. โ€œTornou-se mandatรณria a presenรงa das marcas em mรบltiplos canais, permitindo que o consumidor construa a melhor jornada de compra da maneira e no momento que mais lhe convierโ€, analisa o diretor de marcas e parcerias da consultoria Uappi, Hygor Roque.

 

Quais os principais benefรญcios da farmรกcia como hub de saรบde?

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A pesquisa aponta tambรฉm que 77% dos consumidores jรก fizeram compras em mais de um canal de vendas de uma mesma empresa. Do total de respondentes, 57% relataram que um vendedor utilizou diferentes canais para solucionar algum entrave na operaรงรฃo. Por fim, o WhatsApp desponta como o meio preferido dos shoppers, com 58% das respostas.

Atendimento multicanal nรฃo รฉ รบnica demanda do consumidor

Mas nรฃo pense que basta ter uma loja fรญsica e um e-commerce que todos os anseios do cliente estarรฃo atendidos. ร‰ importante que o atendimento multicanal seja tambรฉm rรกpido. No estudo, 71% dos entrevistados responderam que, quando precisam de um atendimento, desejam que ele seja imediato, tanto em uma loja fรญsica como em alguma plataforma virtual.

Alรฉm disso, outra preferรชncia รฉ a personalizaรงรฃo no trato com a equipe de atendimento. Para 53% dos respondentes, a jornada de compra รฉ mais amigรกvel quando os vendedores conhecem suas preferรชncias de consumo.

Integrar atendimento tem seus entravesย 

Entretanto, nรฃo รฉ fรกcil garantir que a experiรชncia do consumidor seja similar nos ambientes fรญsico e digital. โ€œFazer com que todas as tecnologias e canais trabalhem em sinergia รฉ um dos grandes obstรกculos das empresas hojeโ€, destaca Roque.

Outro especialista que concorda com esse ponto de vista รฉ Felipe Castanheira, diretor do Cosmos Pro, plataforma da Procfit. Ele tambรฉm faz seu alerta sobre a omnicanalidade nas farmรกcias. โ€œSe eu nรฃo oferecer uma jornada sem fricรงรฃo, qual a chance de o consumidor utilizar essa tecnologia novamente, ainda mais no varejo farmacรชutico, que conta com um nรบmero elevado de clientes idosos?โ€, alerta.

Mas o executivo pondera que o setor nรฃo deve jogar a toalha. โ€œQuando nรฃo se oferecem esses tipos de comodidades, o consumidor passa a ter um olhar mais enviesado, questionando se a empresa realmente รฉ inovadoraโ€, pondera.

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