Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Alerj autoriza redução de ICMS para produtos farmacêuticos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Depositphotos 227235722 s 2019

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única, nesta quarta-feira (30), o projeto de lei 4.129/21, de autoria do deputado Marcelo Cabeleireiro (DC), que autoriza o Governo do Estado a reduzir a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para empresas fabricantes e distribuidoras de produtos farmacêuticos. A medida será encaminhada para sanção ou veto do governador Cláudio Castro.

A medida autoriza que o Governo do Estado envie à Alerj um projeto de lei para igualar a alíquota de ICMS desses produtos à praticada pelo Estado do Espírito Santo. Este processo é chamado de colagem e autorizado pela Lei Complementar Federal 160/17, com o intuito de evitar a guerra fiscal entre estados vizinhos. A redução do tributo só poderá ser dada após a apresentação de um estudo de impacto orçamentário e financeiro, conforme a Lei Complementar 159/17, que criou o Regime de Recuperação Fiscal ao qual o Rio ainda está submetido através de uma decisão do STF.

A medida vale para operações envolvendo produtos fármacos para humanos, testes rápidos, dermocosméticos e produtos destinados a tratamento de hipertensão arterial e glicose. ‘O Estado do Espírito Santo, com base no programa ‘Compete’, tem ICMS percentual de 1,1%, fazendo com que as empresas de fármacos se instalem nesse estado. Dessa forma, esse projeto tem como finalidade a garantia de competitividade para as empresas que se encontram instaladas no Estado do Rio de Janeiro’, explicou Cabeleireiro.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/startups-levam-tecnologia-para-farmacias-com-apoio-da-farma-ventures/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress