As festas de fim de ano são um momento de muita alegria, celebração, e, é claro, de comer os alimentos tradicionais que amamos. Isso não significa que precisa enfiar o pé na jaca. A alimentação saudável é essencial, mesmo durante as festividades e aqui vamos compartilhar dicas para comer de forma nutritiva.
Selecionando os alimentos
Você pode optar por selecionar os alimentação saudável, nutritiva e também saborosa para a sua festa de fim de ano. Tente inclui nas refeições frango, carne magra, grão integrais, peixes, frutas e peixes.
Evite alimentos processados
Procure evitar os alimentos processados, pois são muito calóricos e pouco nutritivos. As carnes processadas são carregadas de sódio e substâncias químicas que não são saudáveis.
Faça os pratos saudáveis
Depois de ter selecionado os alimentos, faça os pratos saudáveis. Use diferentes ervas e especiarias para torna-los ainda mais nutritivos e saborosos. Aposte em opções cozidas, grelhadas ou assadas.
Evite alimentos gordurosos
Evite alimentos que são ricos em gorduras saturadas, gorduras trans e açúcar refinado. Escolha itens com baixo teor de gordura e tome cuidado com produtos lácteos ricos em gordura, como queijo e iogurtes.
Não abuse das quantidades
Se você é um grande apreciador gastronômico, evite abusar nas quantidades. Inclua no prato, porções menores para desfrutar de todos os alimentos
que estão na mesa.
O básico funciona
O básico bem feito funciona. Aposte em opções nutritivas, coloridas, crocantes, aromáticas, macias e saborosas. Monte o prato dessa forma que ficará irresistível.
Inclua fibra
Adicione fibras nas preparações para ajudar regular no trânsito intestinal e metabolismo. Priorize frutas, grãos integrais, vegetais e legumes para obter uma forte dose de fibras.
Beba muita água
Beba muita água durante a festa de fim de ano, para manter o corpo hidratado e desfrutar das festas ao máximo.
Agora que você conhece algumas dicas sobre alimentação saudável nas festas de fim de ano, prepare-se para a melhor temporada de forma nutritiva e sem perder o foco
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.