Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Alimentos ricos em carboidratos e o bem que fazem à saúde

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Alimentos ricos em carboidratos

Combustível do corpo, os carboidratos são fundamentais para qualquer dieta equilibrada. Presentes em massas em geral e também em frutas, verduras e legumes, fazem muito bem à saúde desde que sejam consumidos moderadamente. Cortar essa fonte de energia das refeições é uma decisão que nada contribui para manter o corpo saudável. O ser humano necessita de alimentos ricos em carboidratos para as atividades do dia a dia.

Depois de serem absorvidos pelo organismo, os carboidratos passam por processos químicos durante a digestão até se transformarem em glicose. Armazenada no fígado e nos músculos, a substância, agora na forma de calorias, supre e movimenta a ‘’máquina’’ humana para o trabalho, a prática de exercícios, o lazer e demais tarefas cotidianas. A escassez ou o excesso causa prejuízos à saúde.

Grãos integrais são alimentos ricos em carboidratos

Os carboidratos estão presentes na maioria dos alimentos. Nos cereais e grãos – arroz, feijão, milho, trigo, aveia, centeio, quinoa, amaranto e outros. Os derivados desses produtos – pão, macarrão, bolos, massas, biscoitos – também entram nessa lista. A opção pelo consumo na versão integral, porém, é mais nutritiva e rica em fibras.

Classificados como carboidratos complexos ou bons, esses alimentos demandam mais tempo para serem digeridos, o que atua no controle da fome e da glicose no sangue.

Entre os tubérculos, batata-doce, mandioca, inhame, batata, rabanete, cenoura, nabo e beterraba entram na mesma categoria, ou seja, são absorvidos mais lentamente pelo organismo e proporcionam sensação de saciedade por tempo mais longo.

Verduras e folhas verdes afastam risco de doenças

No grupo das verduras, o destaque são as da família das brássicas -couve-flor, brócolis e repolho, caracterizadas pela presença da flor. Além de fibras, trazem vitaminas C, E e K. Esta última, é essencial para a coagulação do sangue. Acrescentar essas hortaliças à dieta ajuda a prevenir doenças. Brócolis e couve-flor, além da pouca caloria, contêm sulforanato, fitoquímico que reduz o risco de câncer.

As folhas verdes (alface, agrião, couve, espinafre, acelga) têm baixíssimo índice calórico e são ricas em vitaminas (A, B, C, E, K), minerais e água. Incluir dois tipos de folha na refeição diária é o ideal, já que elas apresentam muita quantidade de antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres. Essas moléculas liberadas pelo corpo são responsáveis pelo envelhecimento das células e pelo surgimento de doenças.

Frutas são bem-vindas em qualquer dieta

Determinadas frutas apresentam maior concentração carboidratos, mas a maioria tem esse nutriente em alguma proporção. A banana, por exemplo, é altamente calórica, sendo indicada para o consumo antes de treinos físicos, que demandam bastante energia. A fruta ajuda a combater o estresse e fortalece o organismo contra a anemia.

O açaí, o caqui e a manga, também altamente calóricos, devem ser consumidos em pequenas porções. O açaí auxilia no combate ao envelhecimento precoce, redução dos níveis de colesterol ruim e melhora da circulação sanguínea. Já a suculenta manga  é cheia de fibras, vitamina A e antioxidantes. Ajuda a controlar a pressão arterial e melhora o sistema imunológico. Maçã, pera e uva fornecem energia ao corpo pois têm açúcares naturais. Se consumidas com casca (maçã e pera), mantém elevado valor nutricional.

A energia proveniente dos carboidratos, enfim, é indispensável para que o corpo exerça funções básicas, da respiração à circulação do sangue, e renovação das nossas células. Já o consumo em excesso e em longo prazo acarreta aumento dos níveis de insulina, e de acúmulo de gordura no organismo. As consequências são o desenvolvimento de males crônicos como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, renais entre outras.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress