Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

AMC acelera venda de produtos saudáveis em farmácias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

AMC acelera venda de produtos saudáveis em farmácias

O segmento de produtos saudáveis ganhou novo status na pandemia e encontrou no varejo farmacêutico um de seus canais mais promissores. Na esteira desse avanço, a AMC Distribuição e Logística projeta um expressivo crescimento de 25% no volume de vendas neste ano.

Fundada em 2002, na cidade paulista de Caieiras, a empresa atua na distribuição, representação e consultoria para conectar a indústria de saudabilidade à farmácia. Muito além da operação logística, a AMC estrutura todo o planejamento para garantir que a categoria tenha relevância e exposição no PDV, gerando valor agregado para o varejista e expandindo os horizontes de atuação dos fabricantes.

“Cuidamos de toda a retaguarda do produto a partir do momento em que ele sai da indústria”, explica Alexandre Cunha, fundador da AMC (foto acima). “Temos clientes para os quais não só administramos os pedidos, como também estabelecemos negociações diretas com o varejo e realizamos um trabalho educativo junto aos gestores e balconistas”, reforça.

Produtos saudáveis ganham espaço nas grandes redes

Os produtos saudáveis que integram a rede de distribuição da AMC já estão em mais de 5 mil lojas das grandes redes da Abrafarma. A companhia trabalha com mais de 500 SKUs, desenvolvendo projetos personalizados e estratégias configuradas para cada marca, de acordo com a capacidade de produção e condição comercial.

Um dos principais casos de sucesso é a parceria comercial com a Raia Drogasil, que apresenta um nível de maturidade para produtos saudáveis, disponibilizando gôndolas específicas para a categoria. “Conseguimos fazer com que os PDVs farmacêuticos se tornassem canais de referência para segmentos como o de chás, apiterápicos e suplementos alimentares. Hoje, marcas como Apis Flora, Atlhetica Nutrition e Chás Leão têm presença cativa no setor com nosso trabalho de consultoria e intermediação”, ressalta Cunha.

Sortimento assertivo para independentes e associativistas

O próximo passo da AMC é incentivar a consolidação da categoria nas farmácias associativistas. Estudos de mercado desenvolvidos pela empresa indicam que esse nicho tem potencial para elevar em mais de 20% o faturamento com a aposta em produtos saudáveis.

“Nos próximos dois anos pretendemos implantar um portal B2B, a fim de agilizar o processo de compras da farmácia e organizar o estoque da loja, de modo que ela consiga repor a mercadoria sem necessidade de adquirir um volume muito grande. Isso otimiza o capital para outros itens de maior giro”, avalia.

Mercado de produtos saudáveis vive um boom

Os números referendam o boom do mercado de produtos saudáveis. Dados da Euromonitor International revelam que a venda de itens da categoria superou R$ 100 bilhões logo no primeiro ano de pandemia. Nas farmácias, a categoria de suplementos alimentares alcançou o inédito patamar de três dígitos de faturamento, superando R$ 100 milhões.

“E quando pensamos no varejo farma, temos um universo de mais de 90 mil PDVs. É um setor plenamente capaz de potencializar os produtos saudáveis, mas que precisa ter cada vez mais acesso à informação para aprender a gerenciar e precificar a categoria”, comenta Marcelo Quinn, CEO da Quality Nutrition, cujas lojas de suplementos lideram o volume de prescrições entre médicos e nutricionistas.

Fabricantes mudam de patamar

A Quality Nutrition, aliás, recebeu no último dia 3 de junho (sábado), um evento da AMC intitulado Nexialismo, com a meta de reforçar conexões entre as marcas de produtos saudáveis. E os fabricantes que participaram dessa integração demonstraram uma mudança de patamar a partir da evolução dos elos com o varejo farmacêutico, estruturada em parceria com a AMC.

unnamed file

É o caso da Atlhetica Nutrition, que deu início em 2016 a um projeto para posicionar seus suplementos no canal farma. A estreia no segmento aconteceu no ano seguinte, nas farmácias do Grupo Pão de Açúcar, tendo sequência na Onofre, na Raia Drogasil, na Drogaria São Paulo e na Rede Drogal.

“Hoje já temos presença sólida em 30 das maiores redes do país e fixamos a meta de ampliar atuação no Norte e Nordeste, onde as farmácias suprem o papel das body shops. O setor tornou-se o grande shopping center dos consumidores durante a pandemia”, analisa o diretor de vendas Jefferson Silva. Agora, a indústria vem desenvolvendo estratégias para vender em farmácias da América do Sul, em países como Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai.

Marcelo Gobara, gerente comercial da Apis Flora, já mantém parceria com a AMC há 21 anos e enfatiza a importância do canal farma para a fabricante. Produtos como mel e extrato de própolis ajudaram a impulsionar a indústria ao top 20 na venda de conveniência em farmácias. Dez das 12 maiores redes da Abrafarma disponibilizam o mix da Apis Flora.

“E a mudança de mentalidade do consumidor deu novo impulso aos apiterápicos, que passam a ser vistos como itens de uso contínuo e fundamentais para a imunidade”, pontua.

No ano passado, logo após a edição da Abradilan Conexão Farma, a Leão Alimentos e Bebidas aproximou-se da AMC com a meta de diversificar a atuação da empresa. A primeira etapa foi a ativação nas lojas da Raia Drogasil. “A farmácia despontou como oportunidade para comercializar nossos chás de uma forma mais direcionada, ofertando mais possibilidades de saúde e bem-estar aos consumidores brasileiros”, observa Cintia Caldeira, executiva de canais especiais da marca.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress