Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Anvisa anuncia novo recolhimento de losartana

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Recolhimento de losartana

A Anvisa anunciou um novo recolhimento de losartana potássica por suspeitar da presença de impurezas e de contaminação durante o processo de fabricação. A medida foi publicada nesta quarta-feira, dia 8, no Diário Oficial da União, e envolve a linha produzida pela Vitamedic, na dosagem de 50 mg.

O medicamento é um dos líderes de prescrições para tratamentos contra hipertensão e insuficiência cardíaca. Em todo o ano passado, movimentou vendas movimentaram R$ 721 milhões no mercado brasileiro.

Recolhimento de losartana é uma precaução, diz fabricante

Em comunicado publicado, a Vitamedic afirmou que o recolhimento da losartana representou uma medida de precaução iniciada pelas próprias fabricantes do medicamento, “pois não existem dados para sugerir que o produto que contém a impureza causou uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade. Sendo assim, não há risco imediato em relação ao uso dessa medicação”.

“Essas impurezas advêm do processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo e sua presença era desconhecida até a publicação de estudos que indicassem a sua possível formação durante a síntese da substância losartana. As medidas indicadas nesses casos têm impacto em todo o mercado de consumo de losartana, não se restringindo apenas ao Brasil”, informou.

Em fevereiro deste ano, a Sanofi Medley já havia suspendido a sua produção de losartana de forma voluntária, como medida de precaução devido à presença de impurezas mutagênicas nos lotes do remédio.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress