Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Anvisa pode liberar mais vacinas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Na reunião de hoje da diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mais uma vacina contra a covid-19 pode se juntar à lista do Programa Nacional e Imunização (PNI). O fármaco desenvolvido pela Janssen, que obteve ontem o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF), tem tudo para receber a autorização para uso emergencial.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

A mesma aprovação foi dada à União Química, que apresentou, ainda, o primeiro lote da matéria-prima 100% nacional da vacina Sputnik V. O lote piloto do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) vai para Moscou para receber a validação. O medicamento, no entanto, ainda não possui autorização de uso emergencial da Anvisa e, por isso, mesmo que haja a liberação dos russos, a agência precisa avaliá-lo antes de incorporar ao PNI.

Veto à Covaxin

A autarquia também analisa, hoje, o pedido do Ministério da Saúde para autorização excepcional e temporária para importação e distribuição da Covaxin, desenvolvida pelo laboratório indiano Bharat Biotech — que, ao contrário da Janssen, teve o CBPF negado. O documento é necessário para a obtenção do registro de remédios e imunizantes no Brasil, mas não impede que a vacina obtenha a autorização do uso emergencial ou de importação excepcional.

Anvisa justificou que negou o CBPF à Bharat porque, durante a visita à fábrica, foram constatados diferentes pontos que trazem “risco significativo à fabricação e à garantia de qualidade do produto”, que implicam em “risco sanitário aos usuários”. Entre os pontos identificados na inspeção, apontados pela Anvisa, estão problemas com a potência da vacina, com a inativação viral e até mesmo com a pureza do imunizante. A Bharat reconheceu os problemas e se comprometeu a adequar todas as não conformidades até 30 de julho. (BL e MEC)

Fonte: Correio Braziliense

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/03/16/farmacias-sao-joao-alcancam-a-marca-de-800-lojas/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress