Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Anvisa suspende venda de pomada para cabelo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

pomada para cabelo

 

A Anvisa determinou nesta sexta-feira, dia 6, a suspensão da comercialização, fabricação, uso, propaganda e publicidade, assim como o recolhimento de todos os produtos (todos os lotes) fabricados pela empresa Microfarma, em especial a pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos.

A medida foi tomada em razão da empresa não estar devidamente regularizada para a fabricação desses produtos e também devido aos casos de eventos adversos relacionados ao uso da pomada para modelar e trançar cabelos, encaminhados pelo órgão de vigilância sanitária do município do Rio de Janeiro.

Os consumidores que usaram o produto relataram irritação ocular, pálpebras inchadas e dor nos olhos, além de dificuldade de enxergar, o que ocorreu ao lavarem o cabelo, após o uso do produto. Os casos seguem em investigação.

É importante ressaltar que consta no rótulo do produto a orientação de evitar contato com os olhos e mucosas, bem como a orientação de retirar a pomada do cabelo antes de ir a lugares como piscinas, praias e cachoeiras, para que o produto não escorra sobre os olhos. Entretanto, a empresa fabricante está com CNPJ inapto junto à Receita Federal e com a licença sanitária cancelada desde 2018.

Anvisa já havia alertado sobre pomada para cabelo

Em 2022, a Anvisa já havia publicado o Alerta nº 07, relacionado a esse tipo de cosmético. É importante que os consumidores fiquem atentos às recomendações de uso e advertências contidas nos rótulos dos produtos.

Os estabelecimentos que tenham o produto para uso em seus clientes também devem suspender sua utilização imediatamente.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress