Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Aprenda a prevenir e tratar as cólicas e desconfortos abdominais

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Dores, cólicas e desconfortos abdominais não atacam apenas as mulheres. É inegável que elas sofrem mais do que eles. Segundo as estatísticas 65% dos casos de dores abdominais são femininos, mas o desconforto entre os homens também vem crescendo.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Os especialistas afirmam que as cólicas e dores abdominais estão muitas vezes relacionadas ao estilo de vida. Causas comuns como estresse, intolerância a certos tipos de alimentos, alto teor de gordura, alimentos condimentados e ingestão excessiva de bebidas alcoólicas podem aumentar sua incidência. Nas mulheres, as cólicas menstruais são as mais comuns. Nos homens, o estresse e a má-alimentação são os maiores vilões. Úlceras e gastrites

No Brasil, conforme pesquisa realizada em 2002, cerca de 70% das pessoas já sofreram ou sofrem regularmente com algum tipo de cólica abdominal. O estudo também revelou que, embora 75% das pessoas usem algum tipo de medicamento para aliviar as dores, poucas sabem que as cólicas devem ser tratadas com tratamentos específicos: os antiespasmódicos.

Cada vez mais os médicos identificam o impacto que os problemas digestivos causam às pessoas. E dão algumas dicas: ?Se as pessoas seguirem alguns cuidados, poderão evitar os desconfortos gastrintestinais comuns após excessos decorrentes da ingestão indevida de alimentos e bebidas alcoólicas?, garante o gastroenterologista Décio Chinzon.

Confirmado o diagnóstico de cólicas abdominais, o médico destaca que é importante atentar para a utilização de antiespasmódicos e não de antiinflamatórios ou do ácido acetil salisílico. ?Estes dois últimos são freqüentemente usados em gripes e em processos inflamatórios em geral, e muitos destes medicamentos ?atacam? o estômago, podendo provocar úlceras e gastrites, além de dificultar o tratamento?, adverte o gastroenterologista, confirmando que, nesses casos, os analgésicos comuns também não são os mais indicados, uma vez que apenas mascaram a dor e não tratam a causa principal do problema (espasmos dos órgãos abdominais).

O caminho para se afastar das cólicas

Eis os passos recomendados pelos médicos para controlar as dores, cólicas e desconfortos abdominais:

1 – Controle a alimentação
Evite os alimentos que “atacam” seu sistema digestivo e podem causar cólicas e dores abdominais. Os mais comuns são: gorduras, carne vermelha, laticínios, ovos, café, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

2 – Evite o estresse
Aproveite os dias livres e feriados para relaxar. Evite situações de tensão  que levam ao estresse e à piora das dores abdominais. Aprenda técnicas de relaxamento para ajudá-lo a enfrentar a situação.

3 – Soluções caseiras 
Algumas atitudes simples podem ajudar a aliviar os sintomas mais leves. Deitar e relaxar pode ajudar no alívio das dores, bem como uma bolsa de água quente, que auxilia no relaxamento do músculo que causa cólica e dor.

4 – Medicamentos
Peça ao seu médico que indique um antiespasmódico de confiança e deixe-o sempre à mão para eliminar cólicas, dores e desconfortos abdominais.

Fonte: Humana Saúde

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/06/17/servicos-clinicos-comecam-a-avancar-em-farmacias-independentes-e-associativistas/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress