O maior canal de informação do setor

Cólica intestinal: veja cinco chás que ajudam a aliviar o problema

Infusões feitas a partir de plantas com propriedades antiespasmódicas atuam como alívio para o estômago

29.579

Cólica intestinal

Cólica intestinal – Os sintomas de gases intestinais ou estomacais incluem a sensação de barriga inchada, ligeiro desconforto abdominal e arrotos constantes. Eles podem ser causados por comer demais, pela deglutição de ar durante as refeições (quando se fala demais ao ingerir alimentos, por exemplo) ou por prisão de ventre.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

A lista de plantas medicinais que podem ajudar a aliviar os sintomas é extensa: camomila, lúpulo, funcho, hortelã-pimenta, erva-cidreira, cálamo e erva-doce, por exemplo, têm propriedades antiespasmódicas e calmantes muito eficazes para a redução de cólicas intestinais. Algumas delas também ajudam a eliminar gases.

Além dos chás, uma boa ideia é aplicar uma bolsa de água quente na região em que as cólicas mais incomodam, isso ajuda a aliviar o desconforto. O consumo de alimentos ricos em fibras – como linhaça, sementes de chia e pão com cereais – também é indicado, pois eles contribuem para a formação do bolo fecal, facilitando o trânsito intestinal. Também é importante consumir bastante água.

Veja aqui algumas sugestões de chás que ajudam a aliviar a cólica intestinal. Mas, caso os sintomas se tornem recorrentes, é importante ir ao médico.

1. Chá de louro, camomila e erva-doce
Um ótimo remédio caseiro para a cólica intestinal é o chá de louro com camomila e erva-doce. A bebida possui propriedades antiespasmódicas que ajudam a diminuir o desconforto causado pelos gases.

Ingredientes:
– 1 xícara de água;
– 4 folhas de louro;
– 1 colher (de chá) de camomila;
– 1 colher (de sopa) de erva-doce;
– 1 copo de água.

Modo de preparo:
Para preparar este chá, basta ferver durante 5 minutos as folhas de louro com a camomila e a erva-doce dissolvida em 1 copo de água. Depois, deve-se coar e tomar uma xícara a cada 2 horas.

2. Chá de camomila, lúpulo e funcho
A mistura ajuda a eliminar as cólicas intestinais e o excesso de gases.

Ingredientes:
– 30 ml de extrato de camomila;
– 30 ml de extrato de lúpulo;
– 30 ml de extrato de funcho.

Modo de preparo:
Misturar todos os extratos e guardar em um frasco de vidro escuro. Deve-se tomar meia colher de chá desta mistura, três vezes ao dia, cerca de 15 minutos antes das refeições, durante no máximo dois meses.

3. Chá de hortelã-pimenta
A hortelã-pimenta contém óleos essenciais potentes, com propriedades antiespasmódicas, que ajudam a aliviar as cólicas intestinais e a reduzir os gases.

Ingredientes:
– 250 ml de água fervente;
– 1 colher (de chá) de hortelã-pimenta seca.

Modo de preparo:
Verter a água fervente num bule sobre a hortelã-pimenta e depois tapar, deixar em infusão durante 10 minutos e coar. Pode-se beber três xícaras deste chá durante o dia.

4. Chá de erva-cidreira
Esta planta medicinal possui propriedades calmantes e antiespasmódicas que diminuem a dor e facilitam a eliminação das fezes.

Ingredientes:
– 1 colher (de chá) de folhas de erva-cidreira;
– 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:
Colocar as folhas de erva-cidreira numa xícara, cobrir com água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Depois, deve-se coar e beber sem adoçar, pois o açúcar fermenta e aumenta a produção de gases que pioram a cólica intestinal.

5. Chá de hortelã-pimenta, cálamo e erva-doce
Estas plantas medicinais aliviam as cólicas intestinais e a má digestão.

Ingredientes:
– 1 colher (de chá) de hortelã-pimenta;
– 1 colher (de chá) de cálamo;
– 1 colher (de chá) de erva-doce;
– 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:
Colocar as ervas numa xícara, cobrir com água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Depois, coar e beber cerca de três vezes ao dia, antes das refeições principais.

Fonte: Metrópoles

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/06/17/servicos-clinicos-comecam-a-avancar-em-farmacias-independentes-e-associativistas/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação