Você já ouviu falar em usabilidade intuitiva? Sem a devida familiaridade com a área de design de produtos, essas palavras podem soar estranhas a muitos gestores do varejo. Mas se sua farmácia precisou desenvolver um aplicativo e teve dificuldades ao obter o resultado esperado, saiba que faltou dominar esse termo por completo.
“Esse conceito pressupõe que um produto ou serviço foi pensado para oferecer um uso fácil, descomplicado, que não necessite de uma capacitação complexa”, explica o designer de produto da Procfit, Andrew Rodrigo.
E é essa a principal característica que o gestor de farmácia deve levar em conta ao lançar um aplicativo ou uma plataforma de e-commerce. Afinal, não basta ofertar uma nova tecnologia. Também é necessário garantir que a experiência do cliente seja positiva e duradoura.
Como a usabilidade intuitiva pode potencializar as vendas online?
Segundo Rodrigo, a usabilidade intuitiva nem sempre esteve presente no desenvolvimento de programas. Antes da profissão de designer de produto se popularizar, os sistemas visavam, exclusivamente, à resolução de um problema. “Durante muito tempo, os softwares eram criados por programadores que queriam simplesmente solucionar uma questão sem focar na facilidade do uso”, explica.
Se o assunto são as compras online, o manuseio, seja do aplicativo ou do site, deve ser ainda mais simplificado. “Não basta o sistema ser bonito. É preciso que o consumidor consiga fechar uma compra com poucos cliques”, afirma.
Para ter um aplicativo intuitivo, é preciso pesquisa
Para garantir a intuitividade nas plataformas digitais é preciso, primeiramente, investir em pesquisa. “Antes de desenvolver qualquer solução é preciso conhecer seu público-alvo, descobrir o que ele precisa e almeja”, afirma o designer de produto.
Ele ainda vai mais longe e dá algumas dicas pertinentes ao varejo farmacêutico. “O público das farmácias pode ser um pouco mais velho, o que torna mais conveniente utilizar fontes de letras com corpo maior. Além disso, as farmácias atraem, em primeira instância, consumidores com senso de urgência e uma ou mais dores a resolver. Nesse caso, destacar botões-chave ou processos de compra pode facilitar essa jornada”, aconselha.
Jornada facilitada gera fidelização
O mercado farmacêutico é extremamente competitivo. Para fugir de uma guerra puramente de preços, o executivo afirma que a usabilidade pode ser um grande diferencial.
“Essencialmente, aplicativos e sites de farmácia têm um mesmo propósito: vender produtos para os consumidores. Por isso, é preciso se diferenciar. Contar com uma jornada de compra descomplicada, com poucos cliques e sem atrito pode ser o diferencial que seu negócio precisa”, finaliza.